Um pedido ao Papai Noel para fazer Toronto melhor

O tema do mês de dezembro do #VidaEmTO é: “Um pedido ao Papai Noel para fazer Toronto melhor”, e depois de pensar bastante no tema, achei que deveria fazer um pedido com relação ao custo de moradia em Toronto.

Gente, é surreal. Tanto para compra, quanto para aluguel, os preços estão fora da realidade.

O site PadBlogger publicou uma análise sobre aluguéis em todo o país para dezembro, e a média do valor do aluguel de um apartamento de 1 quarto aqui em Toronto ficou em $2.260 esse mês. 😱Os valores mais caros do país. Os apartamentos de 2 quartos ficam numa média de $2.850, um aumento de mais de 15% se comparado ao ano passado.

PadBlogger

 

Isso sem falar do valor para compra de imóveis. A média dos preços das casas em Toronto fica em torno de pouco menos de $1 milhão. E os apartamentos não ficam muito atrás. Já imaginou um apartamento de 2 quartos por $700.000? Pois é por aí. Obviamente existem vários fatores (local, estado do imóvel… Quanto mais perto do metrô, mais caro, por exemplo), mas comparando com 20 anos atrás, que foi quando viemos pra cá, esses preços são surreais. O gráfico abaixo dá uma idéia do que eu estou falando.

 

 

Esse ano, além do aumento da taxa de juros, o governo federal introduziu um “mortgage stress-test”, para tentar segurar o aumento dos preços. Nesse teste, o comprador teria que provar que conseguiria pagar as prestações do financiamento mesmo que as taxas de juros subissem substancialmente acima da taxa de juros atual. Isso deu uma desacelerada no aumento dos preços, mas os preços não caíram muito. E o que aconteceu foi que, como muitos não passavam no stress test para comprar uma casa, a procura por apartamentos aumentou, o que levou o preço dos mesmos a subir (pelo menos aqui em Toronto).

A previsão é que os preços aumentem em 2019, pelo menos para as casas com valor de até $1 milhão. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Então, Papai Noel, por favorzinho: Abaixe os preços dos imóveis aqui em Toronto 🙂

 

E você? O que pediria ao Papai Noel para fazer Toronto melhor? 

 

 

#VidaEmTO

Esse texto faz parte do projeto #VidaEmTO , onde eu e outros blogueiros falamos mensalmente sobre assuntos relacionados a vida na cidade de Toronto.

Para ler os posts dos outros participantes, clique nos links abaixo:

Carina|Outside Brasil

Danielle|VidalNorte

Gabriela|Gaby no Canadá

Racquel e Rian|Vem Canadá

Sil|Mundo da Sil

 

Imagem em destaque neste post: Designed by Xb100

You may also like...

2 Responses

  1. Dani says:

    Nossa, por favor Papai Noel!!!! Atenda o pedido da Paula! Agradecida ! Hahahahaha
    Concordo em número, gênero e grau Paula!

Leave a Reply

%d bloggers like this: