11 fatos sobre o dia 11/11 – Remembrance Day

Dia 11 de novembro é Remembrance Day (Dia da Memória), um dia para lembrar de pessoas que lutaram pela nossa liberdade.

1) O primeiro Remembrance Day foi celebrado em 1919 entre os países do British Commonwealth, (“Armistice Day”) comemorando o acordo que encerrou a 1a Guerra Mundial no dia 11 de novembro de 1918, às 11:00 – na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês.

2) Às 11 horas, no 11º dia do 11º mês, os canadenses param o que estão fazendo por 2 minutos de silêncio.

3) Mais de 2.300.000 canadenses serviram ao longo da história da nação e mais de 118.000 morreram pela pátria.

4) Muitos países que não são membros da Comunidade Britânica também celebram o dia, incluindo França, Bélgica e Polônia.

5) 8 de novembro é o Dia dos Veteranos Indígenas, quando o Canadá homenageia os soldados e veteranos da Primeira Nação, Metis e Inuit.

6) Mais de 50.000 mulheres canadenses serviram nas Forças Armadas e como enfermeiras na 2 Guerra Mundial, e cerca de 3.000 na 1 Guerra Mundial.

7) A papoula é o símbolo do Remembrance Day, e esse ano a campanha faz 100 anos. Elas são vendidas pela Royal Canadian Legion e o dinheiro vai para instituições de ajuda aos veteranos.

8) Papoulas cresceram sobre os túmulos de soldados na área de Flandres, França. Campos que eram estéreis antes da batalha explodiram com flores vermelho-sangue após o fim da batalha.

9) Em 1915, o tenente-coronel canadense John McCrae escreveu um poema, “In Flanders Field”, em homenagem a um colega que havia falecido na 1 Guerra mundial.

10) A papoula como símbolo do Remembrance Day começou com uma francesa. Inspirada no poema de McCrae, Anna Guerin fundou uma instituição de caridade para ajudar a reconstruir partes da França destruídas pela 1 Guerra Mundial.

Ela fazia papoulas com tecido e as vendia como forma de arrecadar dinheiro para as necessidades dos veteranos e dos mais afetados pela guerra. A ideia foi adotada no Canadá em 6 de julho de 1921.

11) Aproximadamente 20 milhões de papoulas são distribuídas em todo o Canadá todos os anos.

Leave a Reply

%d bloggers like this: