10 hábitos canadenses

O Canadá é um país multicultural, com imigrantes de todas as partes do mundo, e vivendo aqui algum tempo, com certeza você vai adquirir alguns hábitos. Hoje eu falo sobre 10 deles:

  1. Pontualidade

O canadense é muito pontual. Sabe a “pontualidade britânica”? Então. Quando você marca uma reunião, ela começa e termina exatamente no horário marcado. Se houver mais assunto, normalmente se marca outra reunião. Se alguém vai fazer um serviço na sua casa, eles chegam um pouco antes e tocam a campainha no horário marcado. Serviços como instalação de TV a cabo, ou corretor de imóveis… cansei de ver carros de empresas na porta de casa, e o funcionário esperando dar o horário para bater na porta. Incrível, né? Eu sempre fui pontual, mesmo no Brasil, e ficava indignada quando as pessoas marcavam e não chegavam na hora. Pra mim, isso demonstra falta de consideração, mas no Brasil isso é cultural, né?

2. Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Aqui em Toronto, muitas casas tem o chamado “mud room” ou “foyer”, que é uma área na entrada da casa, onde geralmente as pessoas tiram os sapatos, casacos, luvas, etc. Esse costume eu adquiri, e na entrada de casa temos um tipo de banco, com espaço embaixo para os sapatos, além de um cabide para os casacos e cachecóis. Algumas pessoas tem até pantufas na entrada para os convidados.

 3. DIY

Aqui a grande maioria das pessoas não tem ajuda em casa, seja com trabalho doméstico, obra ou na montagem de móveis. A IKEA aqui é sensação, e você tem que montar tudo você mesmo, ou desembolsar uma grana pesada.

Algumas pessoas fazem pequenas obras nas suas próprias casas, tipo pintura, por exemplo, mas outros fazem até coisas mais elaboradas, como colocar piso. Pelo fato da mão de obra ser muito cara, isso é normal por aqui. Existem várias lojas onde você compra o material e aluga as ferramentas para fazer o serviço. Eu AMO lojas como Home Depot, e me atrevo a fazer algumas coisas pequenas em casa.

4. Espaço pessoal

Aqui dificilmente você verá pessoas se cumprimentando com beijos ou abraços. O normal é um aperto de mão, e mesmo assim, nem sempre. Eu já acostumei, e quando fui ao Brasil achava super estranho quando as pessoas vinham me dar beijinho. Por aqui, pra mim, nem aperto de mão, a menos que a outra pessoa ofereça.

5. Se vestir como quiser

Por aqui as pessoas se vestem para ficarem confortáveis. Claro que tem exceções, mas a grande maioria não se preocupa muito se a roupa está combinando, ou, no caso das mulheres, usar salto alto, por exemplo. No escritório, sempre tenho um par de sapatos embaixo da mesa, e cansei de usar saia com tênis, indo ou voltando da academia. O importante é estar confortável, ninguém vai ficar te olhando como se você fosse um ET.

6. Marmitex no trabalho

A grande maioria das pessoas leva seu próprio almoço pro trabalho, e a maioria das empresas tem microondas, geladeira e lavadora de pratos. Eu acho muito bom e saudável (além de ser bem mais em conta).

7. Fragrance Free

Aqui ninguém usa aqueles perfumes super fortes que a gente usa no Brasil. Alguns lugares são fragrance free, ou seja, você não pode usar perfumes fortes. Eu acho ótimo, pois tenho alergia e ninguém merece ficar sentindo perfume dos outros, acho que isso é uma escolha muito pessoal.

8. Roupa amassada

Aqui no Canadá usamos muito a secadora de roupas. O problema é que, algumas vezes, as roupas não saem da máquina lisinhas, mas a maioria das pessoas não liga, e sai com a roupa meio amassada mesmo. Esse costume eu adoro, pois detesto passar roupa 🙂 Para os casos extremos, tenho um vaporizador de roupas (é esse o nome mesmo? :O ).

9. Comendo com as mãos

O canadense geralmente usa as mãos para comer sanduíches, petiscos, frutas, e não usam guardanapo, nem nada. Isso é bem estranho pra nós, brasileiros. Apesar de meio fresca, hoje em dia eu até consigo comer pizza com as mãos, como os canadenses.

10. Gentileza

O canadense tem essa fama de ser muito polido e educado, e é verdade na grande maioria das vezes. A mania de dizer “sorry” até quando nem mesmo se esbarra em ninguém, é famosa pelo mundo. O negócio é tão sério, que tem até lei pro “Sorry” (veja mais aqui).

Segurar a porta para o outro que vem atrás, mesmo que este esteja bem longe da porta, também é comum. De um modo geral, pode-se dizer que o canadense é muito gentil e educado, mas acho que existem algumas diferenças culturais. Por exemplo, aqui não existe fila para elevador. Não importa se você estava ali primeiro, quando o elevador chegar, quem estiver mais próximo vai entrar primeiro, não importa se for homem, mulher… o tipo de coisa que para mim, é um pouco grosseira, mas aqui não é considerado falta de educação.

Sobre a foto que ilustra esse post: Photo by Ali Tawfiq on Unsplash

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: