Cidade subterrânea em Toronto

Screen Shot 2018-07-06 at 00.15.21

 

Quem nunca ouviu falar no PATH, ou a “cidade subterrânea” de Toronto? PATH tem mais de 30 kms, e segundo o livro de recordes Guinness, é o maior complexo subterrâneo comercial do mundo, com mais de 300.000 metros de espaço construído. É estimado também que 200.00 pessoas utilizem o PATH diariamente.

Ele parece um grande shopping, com mais de 1.200 lojas, conectando mais de 50 prédios, 6 estações do metrô, 20 estacionamentos e 9 hotéis. UFA! Enorme, né? O bom é que no inverno, dependendo de onde você vá, não precisa ficar andando na rua, com frio e neve. Trabalhei muito tempo na University, e conseguia sair do metrô, andar pelo PATH e só saia dele pra atravessar a rua, praticamente, e entrar no prédio.

Além disso, pelo PATH, você consegue ir do Toronto Coach Terminal (Terminal rodoviário no cruzamento da Dundas St com Bay St – mais ao norte), até o RBC WaterPark Place (88 Queens Quay), mais ao sul. Também consegue ir do Entertainment District até a Yonge St.

Deu pra perceber como o PATH é gigantesco, né? E porque é subterrâneo, é muito fácil se perder nesse enorme labirinto. Por isso, na década de 90, foi desenvolvido um sistema de cores para ajudar os usuários. Cada cor na palavra PATH tem um significado: Azul é para o Norte (representando o frio – T), o Vermelho é para o Sul (representando o calor – P), Leste é Amarelo (representando o sol nascente – H) e o Oeste é a cor Laranja (representando o sol poente – A).

Mas mesmo assim, algumas pessoas como eu ainda podem se perder. Aí entra o novo site, pathmap, onde você coloca onde você está no mapa e para onde quer ir. Atualmente, esse serviço só está disponível web-based, mas já existe um app para iOS e Android em versão beta.

Agora é esperar pelo aplicativo ou ir usando o http://pathmap.ca/ no celular. Será que vou continuar me perdendo? Hehehe!

A Foto ilustrativa foi retirada do site: PATH – Toronto’s Downtown Pedestrian Walkway

Print do site http://pathmap.ca/

Print do site http://pathmap.ca/

 

 

 

 

You may also like...

2 Responses

  1. Priscila Casari says:

    Que maravilha saber que terá um aplicativo com o mapa! Eu e meu marido ficamos perdidinhos tentando andar pelo path, hehehehe!!!

Leave a Reply

%d bloggers like this: