Escolas no Canadá

Quer saber mais sobre o sistema de educação no Canadá? Então esse post é para você.É importante começar dizendo que cada província e território administra o seu sistema escolar. Não existe um órgão federal para isso, então tudo pode mudar de província para província.

Alguns fatos sobre o sistema educacional do Canadá:

  1. Aqui no Canadá, a lei obriga os responsáveis a matricular os filhos na escola, e também que eles garantam que as crianças frequentem as aulas. Em Ontário, a criança pode começar na escola com 4 anos, no Kindergarten, mas a partir dos 6 anos, a escola é obrigatória, até que se termine o ensino médio.
  2. O ano letivo tem geralmente 180 dias, e começa em Setembro (depois do Labor Day) e termina no final de junho. As aulas também acontecem em período integral, das 8:30 às 15:30.
  3. Aqui as crianças vão para a escola mais perto da sua casa, mas pode solicitar matrícula em outra escola que não seja da sua área. Nesse caso, ela entra numa fila de espera, e se houver vaga, poderá ser matriculada. Por esse motivo, imóveis perto de escolas mais concorridas, acabam sendo mais caras.
  4. Os responsáveis podem escolher entre:
    • escolas públicas
    • escolas particulares
    • educação domiciliar
    • escolas inglesas ou francesas

Em Toronto existem quatro conselhos (ou Boards) de escolas públicas. Dois conselhos são de escolas de inglês como primeira língua: o Toronto Catholic District School Board e o secular Toronto District School Board; e duas francesas: o Conseil scolaire catholique MonAvenir e o secular Conseil scolaire Viamonde.

5. O sistema educacional canadense se divide em 3 modalidades:

    • Elementary School: Ensino Fundamental – geralmente para crianças com idade entre 5 e 12 anos e inclui:
      • Preschool – creche (opcional) – para crianças com idade entre 1 e 3 anos. As creches aqui são pagas (aqui em Toronto, os valores ficam entre C$1.000,00 e C$1.500,00 por mês, aproximadamente), mas dependendo da renda da família e status no país, o governo subsidia parte do valor.
      • Jr e Sr Kindergarten – Jardim de infância – para crianças com 4-5 (ou 5-6 anos, dependendo da Província)
      • Grade 1 to 6 – Primeira à 6a série – crianças com idade entre 6 e 13 anos. Em Ontário, de Grade 1 até 8.
    • High School: Ensino Médio
      • Grade 7 to 12 – para crianças com idade entre 14 e 17 anos. Em Ontário, de Grade 9 até 12.
    • Pós-secundário: não são gratuitos, mas muitas instituições oferecem bolsas. Além disso, não existe “vestibular”. Para fazer um curso pós secundário, é necessário possuir as exigências solicitadas pela instituição.
      • College – similar aos nossos cursos de tecnólogo no Brasil, com 2 ou 3 anos de duração.
      • Universidade – dependendo do curso, de 3 a 4 anos.

6. O Canadá é o 4o país mais procurado por estudantes internacionais, atrás dos EUA, Reino Unido e China, e em todos os níveis, mas principalmente no nível pós-secundário.

7. Uma pesquisa feita pelo CIBE – Canadian Bureau for International Education – revelou que 96% dos estudantes internacionais escolheram o Canadá por sua educação de qualidade e por ser um país seguro e que incentiva o multiculturalismo e a diversidade.

8. O número de estudantes internacionais no Canadá contribui muito para a economia do país. Em 2016, os estudantes internacionais injetaram $ 15,5 bilhões na economia. Só em Ontário, foram $5 bilhões. A média anual foi estimada em $ 35.100 em 2016.

Curiosidade:

Em 1871, Ontário passou uma lei onde as escolas seriam obrigatórias e gratuitas. Na época, a província custeava escolas em inglês e francês, católicas e protestantes. Logo as outras províncias seguiram o exemplo.

 

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: