Escolas em Toronto, Ontário

 

Esse assunto é um dos mais importantes para quem tem filhos e mora ou está vindo para o Canadá. Eu tenho pesquisado muito sobre isso, pois minha filha vai começar o Junior Kindergarten esse ano, e vou fazer um resumo do que eu pesquisei/descobri aqui. Nesse post eu falo sobre as escolas fundamentais em Toronto, Ontário.

Minha filha nunca foi para day care, conseguimos essa proeza mesmo eu trabalhando full time, e apesar do aniversário dela ser em novembro, ela já começa na escola em setembro desse ano, com 3 aninhos. As regras mudam de província para província, mas aqui em Ontário a criança tem direito a entrar na escola pública no ano em que completa 4 anos. E diferente do Brasil, o ano escolar aqui começa em setembro. A escola passa a ser obrigatória a partir dos 6 anos.

Tipos de Escolas

Aliás, aqui como no Brasil, você pode escolher entre a escola pública e a privada. Porém, aqui a escola particular não é regulamentada, credenciada nem supervisionada pelo Ministério da Educação. Os responsáveis devem fazer sua pesquisa e se informarem sobre o programa educacional, práticas de negócios e outras políticas diretamente na escola, antes de matricularem as crianças. Algumas questões a serem consideradas na escolha de uma escola particular:

  • A escola segue a grade curricular de Ontário?
  • A escola verifica registro criminal dos empregados?
  • Emprega professores que são membros do Ontario College of Teachers?

Isso mesmo. Para dar aula em escola particular, professores não precisam ser certificados pelo Ontario College of Teachers. Os professores certificados tem o nome listado no registro público da faculdade: Ontario College of Teachers

Com a escola particular você também pode escolher entre diferentes métodos como Montessori ou Waldorf, só para meninas/só para meninos, religiosas, enfim, para todos os gostos e bolsos. Eu fiz uma pesquisa rápida de algumas escolas particulares, mas o custo seria muito alto. Algo em torno de C$1.000 pra mais, por mês, então optamos pela escola pública mesmo.

Escola Pública

A escola pública aqui em Ontário pode ser católica ou não. Para diferenciar, elas são chamadas de Public school ou Catholic school, apesar das duas serem públicas (financiadas pelo governo provincial – ou seja, paga com impostos e gratuitas para as crianças em idade escolar que vivem na província. Aliás, parte do imposto predial – Property Tax – vai para o tipo de escola onde as crianças estudam. Você recebe um formulário e escolhe onde quer que parte do imposto que você paga, vá).

Assim, em Ontário são quatro sistemas escolares financiados publicamente: o sistema público francês, o sistema católico francês, o sistema público inglês e o sistema católico inglês.

As escolas de língua francesa (escolas para filhos de pais que falam francês – todas as aulas e comunicações são em francês, e inglês é uma matéria do currículo) são diferentes das escolas de French Immersion (veja abaixo).

Aqui, as crianças vão para escolas perto de casa (catchment area), mas podem solicitar matrícula numa escola que não seja a mais próxima da residência (Optional Attendance). Nesse caso, a criança entra numa fila de espera, e se houver vaga, poderá ser matriculada. Mais informações aqui.

Por esse motivo, muitas pessoas procuram a escola que querem que seus filhos estudem e a partir daí, procuram o imóvel para morar. Existem duas agências independentes que avaliam o desempenho dos alunos e atribuem uma nota para cada escola. Uma é o Fraser Institute e a outra é EQAO – Education Quality Accountability Office. Mas vale ressaltar que esse ranking pode não significar muita coisa, pois existem muitos fatores que não entram nessa equação: muitos alunos não falam inglês, por exemplo, então isso pode influenciar nas notas; a direção da escola pode mudar, e com isso, a qualidade pode aumentar ou diminuir… Além disso, professores e diretoria podem mudar também. Então não se prenda muito nisso. Se puder, visite a escola, converse com pais de alunos, faça sua própria pesquisa.

Alguns tipos de Elementary Schools:

French Immersion

Programas de French Immersion são projetados para estudantes que não falam francês em casa. Esse programa começa no Senior Kindergarten, e as aulas são em francês até o final do 3rd grade. A partir do 4º ano, aulas em inglês são introduzidas gradualmente a até virar  meio período (Grade 6-8). Existem escolas para garantir que exista uma continuação do programa até o final do Grade 12.

O processo de inscrição para admissão nesse programa começa em novembro, e é feito online. Mais informações sobre inscrições aqui.

Elementary Alternative Schools

Escolas alternativas oferecem programas especializados e diferentes ambientes de aprendizado. Apesar de oferecerem cursos aprovados pelo Ministério da Educação, as aulas são ministradas em ambientes de aprendizado flexíveis e que atendem às necessidades de cada aluno. Se a criança demonstra interesse em um assunto específico, a escola alternativa pode ajudar a desenvolver suas habilidades.

Essas escolas são financiadas publicamente pelo governo, mas por serem especializadas, pode haver taxas adicionais. Por exemplo, uma escola baseada em artes pode exigir taxas adicionais para equipamentos de música. Mais informações aqui.

Elementary Academies

Academias Elementares oferecem programas especializados em esportes, música, desenvolvimento de habilidades de liderança e até mesmo com foco em vida saudável. Elas são escolas de período integral, não atividades extracurriculares ou programas pós-escolares.

Todos os alunos têm acesso igual às Academias e não há requisitos específicos de admissão, e para se inscrever em qualquer uma das Academias Elementares, é necessário entrar em contato diretamente com a escola.

Elementary Arts-Based Schools

No TDSB também existem escolas de ensino fundamental baseadas em artes (teatro, dança, música, artes visuais e artes digitais), através das quais os alunos aprendem a identificar e resolver problemas, pensar criticamente, comunicar de forma eficaz e apreciar as habilidades dos outros. Nessas escolas, os alunos estudam artes metade do tempo, e na outra metade, no currículo acadêmico. Mais informações aqui.

Home Schooling

Essa também é uma opção por aqui, mas para isso, é necessário informar por escrito o Family of Schools Superintendent antes do dia 1o de setembro de cada ano a criança estará estudando em casa, até que ela complete 18 anos de idade.

O TDSB não fornece programa de ensino nem materiais aos pais para isso. Mais informações aqui.

Matriculando seu filho na escola fundamental:

A matrícula é um processo bem tranquilo. Depois de optar por Pública ou Católica, você entra no site, procura a escola mais próxima a sua casa, e faz a inscrição online. A escola vai entrar em contato para que você leve os documentos originais e uma cópia, e assim finalizar o processo de matrícula.
Algumas escolas pedem tradução de documentos, então é bom confirmar com a escola.

Documentos necessários para matricula em escolas do TDSB (Toronto District School Board):

  • Documento que comprove a idade da criança (certidão de nascimento, passaporte…)
  • Dois comprovantes de endereço (contrato de aluguel, uma conta residencial…)
  • Carteira de vacinação da criança
  • Verificação da data de chegada (se a criança não nasceu no Canadá)

 

Documentos necessários para matricula em escolas do TCDSB (Toronto Catholic District School Board):

  • Certidão de nascimento
  • Certidão de batismo católico (da criança ou dos pais)
  • Carteira de vacinação da criança
  • Comprovante de endereço em Toronto

 

Links úteis:

Private Elementary and Secondary Schools

 

 

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: