Coisas para não fazer no Canadá

Nesses 25 anos morando no Canadá, já paguei muito mico por conta das diferenças culturais, e resolvi escrever essa lista com 15 coisas que você não deve fazer por aqui.

1. Atravessar fora da faixa
“Jaywalking” para quem vem do Brasil é bem comum, mas aqui você pode até levar uma multa se atravessar fora da faixa de pedestre. Eu conheço uma pessoa que levou multa (C$48.00)

2. Fazer sinal para o ônibus
Aqui todos os ônibus param em todos os pontos que tiverem passageiros esperando, não precisa fazer sinal. Mas já vi gente fazendo sinal de não com a mão quando não era o ônibus que ela queria.

3. Invadir o espaço do outro/ Cumprimentar com beijo/abraço
Coloquei essas duas na mesma categoria porque pra mim é a mesma coisa. Aqui ninguém cumprimenta com beijo no rosto, e abraço é bem raro. Até aperto de mão. O mais comum é cumprimentar de longe mesmo.

4. Dar respostas longas
O pessoal aqui não tem muita paciência para nossas longas explicações. Não fique tentando explicar muito, fale somente o necessário, de preferência, quando for responder uma pergunta, use simplesmente sim ou nõo.

5. Entrar de sapato
Essa é bem razoável, especialmente no inverno, quando as botas ficam cheias de neve. Toda casa aqui tem um lugar na porta para deixar os sapatos, então esteja sempre com as meias em dia para não passar vergonha com as ditas furadas (haha!).
Mas uma coisa que na minha cabeça não entra, é essa “regra” quando não estamos falando de residências. Já vi consultórios e até community centres pedindo para deixar os sapatos na entrada. E confesso que não gostei nem um pouco.

6. Sair sem olhar a previsão do tempo
Se você acordar de manhã cedo, olhar pela janela e ver aquele solzão e simplesmente sair de casa assumindo que não precisa de um casaquinho ou guarda-chuva, repense sua estratégia 😆 Você pode ter as 4 estações do ano em um dia, então é bom dar uma olhada na previsão do tempo antes de sair de casa.

7. Parar do lado esquerda escada rolante
Aqui é bem comum parar do lado direito da escada rolante e deixar o lado esquerdo para quem está com pressa subir. Quando cheguei aqui eu não sabia e levei um grande “excuse me!” pra sair da frente. De qualquer forma, vi algumas pessoas fazendo isso no Rio, da última vez que fui ao Brasil, então talvez não seja novidade mais.

8. Mexer com criança na rua
Não brinque e de forma nenhuma toque numa criança no Canadá. As vezes os pais não gostam nem que os outros brinquem de longe com a criança.

9. Jogar o papel higiênico na lixeira
Essa eu confesso que nunca tinha visto no Brasil. Eu SEMPRE joguei papel higiênico no vaso sanitário, mas aparentemente no Brasil as pessoas jogam na lixeira. Só descobri isso aqui, quando trabalhei numa empresa de brasileiros e percebi que as pessoas jogavam o papel na lixeira. Papel higiênico é no vaso sanitário, gente.

10. Usar perfume forte
Aqui não se usa perfume muito forte. Já vi avisos em vários lugares que trabalhei, inclusive recebi emails reforçando que não é permitido o uso de perfume porque incomoda e muita gente é alérgica.

11. Beber em parques em Toronto
Se não quiser levar uma multa de C$300.00, não beba em parques.

12. Comparar Canadá com EUA
Apesar de falar inglês e ser ligado por terra, o Canadá não tem nada a ver com os EUA. A cultura é diferente, as leis, hábitos… e os canadenses tem orgulho dessa diferença.

13. Dizer que não gosta de maple syrup
Você já reparou que a bandeira do Canadá tem uma folha de maple, né? O Canadá é o maior produtor do mundo, e o maple syrup é usado em waffles, panquecas além de ser consumido como bala, biscoitos… então, e você não gosta, melhor não falar nada 😀

14. Falar palavrão em público
Canadense é muito polido, cortês. É o povo que mais diz “sorry”, sem nem ter feito nada errado. E falar palavrão em parque público é contra lei aqui em Toronto.

15. Assumir que as regras valem para o Canadá todo
O Canadá é um país enorme, e as leis e costumes variam muito de província para província, então não assuma que o que vale para Toronto, por exemplo, é igual em Vancouver.

Espero que você tenha gostado da minha lista. Você incluiria alguma outra coisa?

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: