Esportes nacionais do Canadá

Você sabe quais são os esportes nacionais do Canadá?

O Canadá tem 2 esportes nacionais de jure (estabelecido por lei): O hóquei (hockey) no gelo e o lacrosse, sendo hockey o esporte oficial do inverno e lacrosse, do verão.

História

Em 1964, Jack Roxburgh, ex-presidente da Canadian Amateur Hockey Association, decidiu apresentar o Bill C-132, visando declarar o hóquei como o jogo nacional do Canadá.

Porém, acreditava-se que o esporte nacional do Canadá era o Lacrosse, e membros da Canadian Lacrosse Association responderam à moção, chamando-a de um insulto e prometeram combatê-la.

Somente em 1994, o National Sports of Canada Act entrou em vigor, reconhecendo o hóquei como esporte de inverno do Canadá e o lacrosse como esporte de verão do Canadá

Apesar dessas designações sazonais, os dois esportes podem ser praticados em épocas diferentes. O lacrosse pode ser jogado durante todo o ano, em áreas cobertas ou ao ar livre, assim como o hóquei no gelo, sendo que com temperaturas mais quentes, seja praticado em uma pistas de gelo cobertas.

Hockey

O hóquei no gelo é um esporte de contato, jogado sobre patins numa pista de gelo. Duas equipes com 6 jogadores usam seus bastões para atirar um disco de borracha vulcanizada na rede do oponente para fazer gols.

O hóquei começou no Canadá no final do século 19 e é considerada o passatempo nacional do país, tanto para crianças quanto para adultos, homens e mulheres. É comum, inclusive no verão, ver gente jogando nas ruas mais tranquilas.

A Stanley Cup, considerada o maior troféu do hóquei profissional, teve origem no Canadá em 1893.

O Canadá tem 7 times disputando no NHL, enquanto os EUA tem 25 times. Os times canadenses são: Montreal Canadians (1917), Toronto Maple Leafs (1917), Vancouver Canucks (1970), Edmonton Oilers (1979), Calgary Flames (1980), Ottawa Senators (1992), e Winnipeg Jets (2011).

Lacrosse

O lacrosse é um esporte de ação, jogado com dez por equipe masculina ou doze por equipe feminina. Os jogadores usam bastões com redes na ponta para lançar a bola de um para outro, com o objetivo de marcar gol. Originalmente era jogado com uma bola de madeira, passando a ser usada uma bola feita de pele de veado, e enchimento de pelos. As varas de madeira eram cobertas por uma rede feita de tendões de veado.

Não se sabe ao certo quem inventou o lacrosse, mas acredita-se que tenha origem indígena. As Primeiras Nações jogavam há mais de 500 anos, como uma forma de mostrar gratidão ao Great Spirit.

O nome lacrosse, no entanto, vem do francês, “La Croix”, ou a cruz, pois os colonos franceses achavam que o bastão se parecia com o cajado carregado pelos bispos na igreja.

 

Esportes Nacionais de facto

Mas nem só de hóquey e lacrosse vive o esporte no Canadá. O canadense gosta muito de assistir e jogar outras modalidades:

Baseball

Apesar de mais associado aos EUA, o beisebol existe no Canadá desde o início. O primeiro jogo documentado do mundo ocorreu em Ontário, em 1838, e o campo de beisebol mais antigo do mundo ainda em operação é o Labatt Park, também em Ontário.

Atualmente, o Toronto Blue Jays é o único time canadense na MLB (Major League Baseball).

Basketball

O inventor do basquete, James Naismith, era um canadense trabalhando como instrutor de educação física em Massachusetts, quando criou o jogo em 1891. O basquete é um esporte popular em algumas partes do Canadá, especialmente na Nova Escócia, Alberta e, mais recentemente, em Ontário.

O único time canadense na NBA é o Toronto Raptors, que inclusive ganhou o título em 2019.

Outros esportes

Outros esportes praticados por aqui são: curling, futebol (soccer), futebol canadense (mesmo que o futebol americano) e rugby.

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: