Porque eu amo Toronto

Nesse aniversário de 187 anos da cidade de Toronto, resolvi listar 15 motivos pelos quais amo essa cidade (sem ordem de preferência).

1) Motivo bem pessoal
Já escrevi isso aqui no blog. Como eu passei a maior parte da minha vida adulta aqui (cheguei com 20 anos de idade), quase todas as minhas primeiras conquistas foram aqui: meu primeiro carro, minha primeira casa, minha filha que nasceu aqui, além dos amigos que conquistei. Toronto tem um lugar muito especial no meu coração, e sinto que aqui é minha casa.

2) Uma cidade grande, mas uma cidade pequena
Apesar de Toronto ser a maior cidade do Canadá e a 4a maior da América do Norte, Toronto tem um ar de interior. As pessoas se cumprimentam na rua, são cordiais, seguram a porta para você passar… Você (geralmente) conhece o seu vizinho, conhece a pessoa que te atende naquela loja do seu bairro. Enfim, essa é a minha percepção, vindo do Rio de Janeiro.

3) Quatro estações
É muito bom ter as estações bem definidas. A gente consegue aproveitar tudo o que cada uma oferece. O inverno é frio? Sim, mas tem tanta coisa que você pode fazer, assim como no verão, bem quente. O outono é a minha estação preferida, já esfriando, com todas aquelas cores lindas e quentes, assim como a primavera, com clima bem ameno e com o verde e as flores brotando e florescendo.

4) Toronto é multicultural
O lema da cidade é “Diversity is our strength”, ou “Diversidade é a nossa força”, e isso retrata bem Toronto. Quase 50% da população é imigrante, vinda de mais de 200 países diferentes, onde 140 línguas são faladas, e é bem interessante poder conhecer mais sobre outros lugares e culturas sem ir muito longe.

5) Comida
Sim, comida. Toronto tem restaurantes para todos os gostos. Aqui você pode apreciar comida Koreana, Brasileira, Portuguesa, Tibetana, Indiana… além de outros tipos, como vegana, sem gluten ou açúcar…

6) Festivais e eventos
Agora com covid não temos tido nenhum, mas normalmente, são muitos os eventos pela cidade, independente do mês ou estação do ano. Toronto International Film Festival, Caribana, Open Doors, Santa’s Parade, Taste of the Danforth, Toronto Beer Festival, festivais de jazz, rib festivals… tem para todos os gostos e idades.

7) Proximidade de lugares para férias
Você não precisa ir muito longe para tirar “férias”. A algumas horas de Toronto você pode visitar fazendas de todos os tipos, parques nacionais e provinciais, praias. Além disso, é fácil pegar um avião e ir para NY, por exemplo. Mas você pode fazer muitas coisas por aqui mesmo, como passear de barco, fazer kayaking, churrasco em um parque…

8) Aeroporto
Aliás, o tópico anterior nos remete a esse. Aqui nós temos o Pearson International, com voos para todo canto do mundo, além do Billy Shop Airport, no centro da cidade.

9) Arquitetura
A arquitetura de Toronto é bem eclética, com uma mistura de arquitetura georgiana do século 19, industrial vitoriana, pós-moderna e muito mais.

10) Transporte público
Eu, particularmente, acho que carro aqui não é essencial. Passamos muitos anos sem carro, e apesar de um perrengue ou outro com o TTC, sempre gostei do serviço. Além disso, são muitas ciclovias, além do PATH, um complexo subterrâneo, com 30 kms de restaurantes e lojas, com conexão ao TTC.

11) Esportes
Para os fãs de esportes, temos times de hockey, o Toronto Maple Leafs, Toronto Raptors de basquete, Blue Jays, de baseball e o Toronto FC, de futebol. E não posso deixar de falar do SkyDome (hoje conhecido como Roger Centre), casa do Blue Jays.

12) Patio season
Assim que as temperaturas começam a subir (tipo, uns 10C), os restaurantes abrem as partes externas, e nós aproveitamos o “calor”, com bermuda e um casaquinho.

13) Natureza
Eu sempre admirei o verde da cidade. Por onde você passa, tem parques, árvores, verde, e muitos animais, como esquilos, guaxinins, e até cervos e raposas. Sim, na cidade. Eu já vi. 🙂

14) Coisas para ver e fazer
Toronto tem uma imensidão de restaurantes, cervejarias, boates, museus, bibliotecas, espaços culturais… novamente, para todos os gostos e idades.

15) Indústria Cinematográfica
Se você mora em Toronto, provavelmente já viu pelo menos um táxi amarelo de NY pela cidade… ou, viu algum lugar conhecido enquanto assistia um filme. Toronto tem uma das cinco principais indústrias de cinema e televisão da América do Norte, e só no ano de 2019, trouxe mais de US$2 bilhões para a economia de Ontário.

Esses são alguns dos motivos para eu amar essa cidade. Você se identifica?

 

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: