8 de novembro – Indigenous Veterans Day

No dia 8 de novembro, Indigenous Veterans Day, o Canadá homenageia os soldados e veteranos First Nation, Metis e Inuit.

O Dia dos Veteranos Indígenas foi estabelecido em Manitoba em 1994, se espalhando pelas outras províncias e sendo renomeado como National Aboriginal Veterans Day.

Hoje as bandeiras ficaram a meio mastro nos prédios do governo federal, marcando o dia. As bandeiras foram hasteadas até o topo no domingo pela primeira vez desde o dia 30 de maio. Em maio, foram baixadas em reconhecimento às centenas de sepulturas não marcadas em antigas escolas residenciais, onde muitas crianças indígenas sofreram abusos e morreram.

Alguns fatos históricos

Os indígenas trouxeram habilidades valiosas quando se juntaram ao exército. Paciência e pontaria ajudaram muitos desses soldados a se tornarem atiradores de elite e batedores de reconhecimento (soldados que avisavam sobre as posições inimigas).

Soldados indígenas ganharam pelo menos 50 condecorações por bravura durante a guerra. Por exemplo: Henry Louis Norwest, Métis de Alberta e um dos atiradores mais famosos (recorde de 115 tiros fatais) recebeu Medalha Militar.

Na Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), mais de 4.000 indígenas serviram. Em algumas áreas, um em cada três homens aptos se voluntariaram. Em outras (como a Head of the Lake Band em BC), todos os homens com idade entre 20 e 35 anos se alistaram.

Na Segunda Guerra Mundial, soldados como Charles Checker Tompkins, de Alberta, traduziram mensagens de rádio para o “cree”, para que não fossem entendidas e interceptadas pelo inimigo. Outro “codificador” que falasse cree, traduzia as mensagens recebidas de volta para o inglês.

Navios de guerra da Marinha Real Canadense receberam nomes como HMCS Iroquois, Cayuga e Huron, em homenagem as contribuições dos Veteranos Indígenas.

Militares indígenas desempenham uma variedade de funções, incluindo servir com os Rangers. Esse grupo de reservistas atua predominantemente ao Norte e trechos remotos, e usam conhecimento da terra para manter presença militar nessas áreas de difícil acesso, monitorando o litoral e auxiliando nas operações de resgate locais.

 

 

Em Ottawa, o Monumento Nacional dos Veteranos Aborígines tem uma águia de bronze no topo, e quatro homens e mulheres de diferentes grupos indígenas do Canadá embaixo. Um lobo, urso, bisão e caribu representam “guias espirituais”.

Leave a Reply

%d bloggers like this: