A Rainha Elizabeth II faleceu. O que muda no Canadá ?

A rainha Elizabeth faleceu nessa última quinta-feira, dia 8 de setembro, aos 96 anos de idade. O Canadá agora tem um novo Rei. Mas o que isso significa para o Canadá?

A sucessão do rei Charles é instantânea e automática e não requer nenhuma ação especial do governo canadense. Essa é basicamente a única mudança em relação ao sistema de governo.

Parlamento

Com a morte da Rainha Elizabeth II, o Canadá automaticamente tem um novo chefe de Estado, mas na prática, nada muda. Chefe de Estado não é o mesmo que Chefe de Governo – enquanto o primeiro desempenha um papel simbólico e cerimonial, o segundo concentra as tarefas do gabinete do Poder Executivo.

Moeda e documentos oficiais

A moeda canadense, assim como passaportes e outros documentos oficiais, continuam válidos, mas começarão a serem emitidos com a imagem do Rei Charles.

A efígie do novo Rei será, com o tempo, incluída em uma série de documentos oficiais e em serviços e cerimonias, mas ainda não há planos para substituir a imagem da Rainha em selos, moedas e notas de C$20.00 pela imagem do Rei Charles.

Hino Real

O hino real do Canadá, “God Save The Queen” tornou-se “God Save The King” com o novo monarca.

Edifícios do governo

As bandeiras ficam a meio mastro em todo o país até o pôr do sol no dia do funeral (exceto no dia da proclamação do Rei Charles).

Durante o período de luto, os edifícios e pontos de referência que a Rainha visitou no Canadá, serão iluminados em um tom azul real, que imita as jóias azuis usadas pela Rainha em seu último retrato oficial canadense.

Fotos e retratos da Rainha permanecem até o dia seguinte ao funeral, recebendo uma fita preta ou cobertas por um tecido preto. Estes serão substituídos pelo retrato do Rei quando estiverem disponíveis, mas pode levar algum tempo.

Juramento

Funcionários públicos e juízes, não são obrigados, na maioria dos casos, a fazer o juramento de fidelidade novamente ou a serem renomeados, mas há exceções.

Futuros novos cidadãos terão que jurar fidelidade ao rei Charles em vez da rainha durante as cerimonias de cidadania, mas isso ainda não mudou (pelo menos no site do Governo do Canadá). As pessoas que juraram fidelidade a Sua Majestade não precisam jurar fidelidade ao novo Rei.

 

A última mensagem oficial da rainha foi ao Brasil, pelos 200 anos de independência, no dia 7 de setembro.

 

 

A Rainha Elizabeth II reinou por 70 anos, e era chefe de estado de 15 países. Os países que fazem parte do Comonwealth e agora tem um novo Rei, são: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão, Tuvalu e Reino Unido.

O Canadá declarou feriado federal no dia 19 de setembro (feriado apenas para funcionários federais), e a província de Ontário declarou dia de luto, mas não será feriado por aqui.

Her Majesty, Queen Elizabeth II.

7 décadas, 15 Prime Ministers, 1 Rainha.

“Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor” Queen Elizabeth II

 

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: