Ano Novo no Canadá: diferenças da celebração com o Brasil
Eu achei que já tinha escrito sobre o Ano Novo por aqui, mas não achei nenhum post. Então resolvi escrever esse, com as diferenças entre as comemorações do Ano Novo entre Brasil e Canadá.
Em todos esses anos que morei aqui em Toronto, nem uma única vez eu fui a alguma comemoração de fim de ano. Eu nunca tive coragem de sair nesse frio e sempre assisti tudo pela televisão, e não me arrependo.
Mas existem diferenças, e eu listo algumas aqui:
New Year’s Eve
O negócio já começa diferente com o nome da celebração. New Year’s Eve (ou NYE) é como chamamos a véspera do ano novo por aqui, diferente do Brasil, que a gente chama de Réveillon. Réveillon aqui no Quebec é a noite de Natal, e nas províncias onde se fala inglês, provavelmente ninguém vai nem saber o que é.

Fogos
Se você como eu, está acostumado com os fogos das praias do Rio de Janeiro, prepare-se para uma grande decepção. Enquanto temos 15-20 minutos de fogos no Brasil, aqui o show dura 1 ou 2 minutos, e não é aquela quantidade toda. Uma “meia dúzia” de fogos à meia-noite, como encerramento de algum show com DJs (esse ano a festa vai ser no waterfront e não no City Hall. Mais informações aqui.). Depois dos “fogos”, o povo dispersa e vai pra casa, de TTC (gratuito das 19:00 do dia 31 até às 8:00 do dia 1). E é isso.
Roupa
Outra diferença aqui é em relação as roupas. De modo geral, o canadense não se preocupa muito com o que veste, e no Ano Novo não é diferente. No Brasil é normal comprar roupa nova para passar o Natal e o Ano Novo, e geralmente, roupas brancas. Aqui não tem isso. Usa-se o que já tem, e como está frio, geralmente com aquele casacão de inverno preto básico por cima. O negócio é não passar frio. E usar branco aqui não rola, especialmente na neve, que provavelmente já virou lama. Aqui o pessoal gosta mesmo é de roupa preta.
Ceia
Eu nunca vi ou ouvi falar de tradição de ceia aqui no Canadá. Acredito que cada família siga sua tradição do país de origem. Ou talvez seja a mesma comida do Natal requentada? Não sei. Aqui em casa, normalmente nós fazemos o tradicional bacalhau e pudim de leite de sobremesa.

Festas
Como eu mencionei, nunca comemorei o Ano Novo aqui no Canadá, mas sei que as (poucas) festas são super concorridas. Locais como CN Tower, ROM e boates (ainda se fala boate? Estou me sentindo meio idosa) oferecem festas com um preço salgado, e os ingressos acabam rápido. Ah, e vale lembrar que aqui em Ontário, as festas terminam impreterivelmente às 2:00 da manhã, sem choro nem vela. Se você quiser ver o post com eventos do ano passado, clica aqui.
Praia
No Rio de Janeiro, muita gente vai para a praia para ver os fogos, dar um mergulho ou ver o sol nascer na virada do ano. Aqui em Toronto, algumas pessoas também vão para a “praia”, mas é na manhã do dia 1, para um mergulho nas águas geladas: o Polar Bear Dip Toronto, em Sunnyside Park Beach. O evento acontece todo ano, ao meio dia, e é necessário se inscrever até o dia 31/12 e pagar a inscrição de C$30.00 (o dinheiro arrecadado vai para uma organização que ajuda crianças e adolescentes vítimas de violência). Mais informações você encontra aqui.
Essas são as minhas observações sobre o Ano Novo aqui no Canadá. Você já passou o Ano Novo por aqui? Gostou ou prefere no Brasil? Me conta aqui.



