Copa do Mundo 2026 em Toronto

Depois de alguns anos de expectativa, é oficial: Toronto e Vancouver vão sediar jogos da Copa do Mundo 2026.

 

Na verdade, os jogos serão disputados no Canadá, México e Estados Unidos, em 16 cidades ao todo.

No México, as cidades serão: Guadalajara, Monterrey e Cidade do México, e nos Estados Unidos: Seattle, San Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Philadelphia, Miami e New York.

Como a distância entre as sedes é grande, as cidades foram divididas em três zonas:

Zona Leste
Toronto (CAN), Boston (EUA), Filadélfia (EUA), Miami, Nova York (EUA)
Zona Oeste
Vancouver (CAN), Seattle (EUA), Los Angeles (EUA), São Francisco (EUA) e Guadalajara (MEX)
Zona Central
Kansas City (EUA), Dallas (EUA), Atlanta (EUA), Houston (EUA), Monterrey (MEX) e Cidade do México (MEX)

A Copa de 2026 vai ser diferente das anteriores por alguns motivos: ao invés de 32 seleções, serão 48 jogando 80 partidas (ao invés das 64), e isso vai gerar uma mudança no modelo da disputa. As seleções serão divididas em 16 grupos de 3, onde as 2 melhores avançarão para o mata-mata.

Além disso, essa também será a primeira vez que a Copa vai ter três sedes. Em 2002, as partidas foram disputadas no Japão e Coréia, sendo que todas as outras foram disputadas em apenas um país.

Essa vai ser a primeira vez do Canadá como sede de um Mundial, com 10 jogos. Os jogos de Toronto serão disputados no estádio BMO, que atualmente tem capacidade para 30.000, mas deverá aumentar para 45.000 até lá.

Aliás, os gastos com o evento ficaram estimados em 300 milhões de dólares, pagos com dinheiro de impostos. Resta saber como serão (se é que haverão) obras na área ao redor do estádio, porque para mim, ali não tem estrutura para um evento desse tamanho. Normalmente as ruas já ficam engarrafadas, não posso imaginar como será se não houver planejamento.

Eu nunca fui muito fã de Copa do Mundo, eu sempre gostei mais de assistir os jogos do Mengão, mas de uns anos para cá não tenho acompanhado. De qualquer forma, acho que vai ser um evento sensacional, e mal posso esperar!

As fotos do post são da FIFA.

Leave a Reply

%d bloggers like this: