Cuidados no inverno do Canadá

 

Que o inverno no Canadá é rigoroso, acho que todo mundo sabe. Mas você sabe quais cuidados tomar quando as temperaturas congelantes começam a chegar? Abaixo tem uma lista com dicas que vão ajudar quem está chegando por aqui.

Aqui em Toronto, as temperaturas no inverno ficam na média de -5C, mas podem chegar a -20C. Em outras cidades do Canadá, as temperaturas chegam a -30C, então temos que tomar alguns cuidados.

1) Beba água

No frio, a gente esquece que está com sede, e isso prejudica tudo: saúde, pele… além disso, no inverno muitas pessoas também ingerem bebidas alcoólicas, para “se esquentarem”. Mais um motivo para se manter hidratado.

Para mim, funciona colocar um alarme no celular, mas existem vários aplicativos para lembrar de beber água.

2) Mantenha sua pele hidratada

Beber água ajuda a hidratar a pele de dentro pra fora, mas não é suficiente. Hidratante depois do banho, creme e meia para os pés, e hidratante para as mãos sempre depois de lavar.

Protetor labial também é muito importante. No frio, os lábios ficam super ressecados e rachados.

3) Compre um umidificador

O aquecedor funcionando no inverno faz com que o ar fique ainda mais seco, então invista em um umidificador. Principalmente durante a noite.

4) Tome vitamina D

Com os dias mais curtos e cinzentos, a vitamina D é muito importante para a imunidade e também para regular o humor. Se possível, aproveite o sol da manhã.

5) Use roupas adequadas

Muito se fala de se vestir em camadas quando o assunto é inverno no Canadá. E sim, quando o frio é extremo, é importante estar bem vestido.

1) Camada base – absorver umidade

A mais próxima do corpo. Aqui era muito comum roupas íntimas térmicas, mas hoje em dia eu acho difícil de encontrar. Evite roupas de algodão que absorvem umidade e deixam o corpo frio. Prefira roupas de poliéster, lã Merino ou outros materiais sintéticos.

2) Camada intermediária – isolante para reter o calor

A 2a camada retém o calor e mantém a umidade afastada. Camisas de mangas compridas, blusões ou um moletom, dependendo da temperatura.

3) Camada externa – proteger dos elementos

A última camada protege do vento, chuva e neve. Os casacos de inverno devem ficar confortavelmente sobre as outras camadas, sem restringir os movimentos. Importante ser impermeável e respirável.

Além da temperatura, leve em conta o tipo de evento/passeio. Por exemplo, essas roupas em camadas servem para temperaturas baixas e para quem vai passar bastante tempo ao ar livre. Seja praticando esportes, ou esperando o transporte público. Mas para quem vai passear no shopping e vai de carro, uma roupa comum e um bom casaco já são suficientes.

6) Não se esqueça dos acessórios

Além da roupa, os acessórios também são importantes:

  1. Um bom cachecol que possa ser usado sobre o rosto
  2. Luvas impermeáveis
  3. Botas que suportem frio
  4. Gorro que cubra as orelhas
  5. Meias térmicas ou palmilhas de lã para botas

7) Não saia de casa sem olhar a previsão do tempo

O clima aqui é imprevisível e pode mudar de uma hora para outra. Baixe um aplicativo ou cheque pelo browser para saber o que esperar e poder planejar seu dia e roupas de acordo.

8) Leve em conta a sensação térmica

Sempre olhe a sensação térmica. Por exemplo, se a previsão for de -10C, procure o “Feels like” (por exemplo, – 15C). O frio da sensação térmica pode causar queimaduras na pele exposta.

9) Alimente-se bem

No inverno a vontade que a gente tem de tomar chocolate quente, comer doces e guloseimas é grande. Aproveite o tempo frio para consumir legumes, sopas e frutas.

10) Exercite-se

Não vou negar: a vontade de comer besteiras assistindo Netflix debaixo das cobertas no inverno é muito grande. O difícil no meu caso é sair de casa, mas depois que arrumo coragem, gosto muito de sair por aí. Praticar esportes de inverno como patinação no gelo, esqui e até mesmo caminhadas fazem bem não somente fisicamente, mas psicologicamente, além de aumentar a disposição e melhorar o humor.

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: