Don Jail – ou The Don

IMG_6229

O evento Doors Open Toronto foi nesse fim de semana, e eu aproveitei para conhecer dois lugares que estavam na minha lista no ano passado, mas que não consegui ver.

Ano passado tentei conhecer a prisão Don jail – ou The Don, mas já era tarde no domingo, um sol de rachar a cuca e eu não tinha como ficar na fila dando volta no quarteirão com uma criança de 2 aninhos. Mas esse ano fomos, e a pequena também curtiu.

O lugar é lindo, com um parque – o Hubbard Park, e o prédio histórico, de tirar o fôlego. Construído em 1864, era chamada de “palácio para prisioneiros” pela preocupação com o bem-estar dos presos, mas essa reputação mudou ao longo dos anos por conta de superpopulação e outros fatores, e ela foi fechada em 1977.

 

IMG_6230

Projetada para presos que aguardavam julgamento, The Don chegou a abrigar famílias inteiras em celas minúsculas quando as esposas e as crianças dos prisioneiros eram muito pobres. As noites duravam 12 horas e um balde dentro da cela servia de banheiro.

É estimado que 34 homens foram enforcados nessa prisão, antes do fim da pena capital no Canadá, em 1976.

IMG_6231

Hoje, o prédio é usado como ala administrativa do hospital de reabilitação Bridgepoint Health, que funciona ao lado. Ele foi reformado, mas partes da antiga prisão foram preservados, como a rotunda, as grades de ferro originais e os suportes de ferro fundido de serpente. As celas da punição e do corredor da morte, e a antiga torre de forca, que ainda tem o contorno da estrutura de madeira nas paredes internas, também foram preservadas, e podem ser vistas durante o evento Open Doors Toronto.

IMG_6232

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: