Eleições em Ontário 2018

Foto retirada do site Elections Canadá

Hoje é dia de eleições aqui em Ontário, então resolvi escrever esse texto com algumas diferenças entre as eleições daqui e no Brasil.

Aqui no Canadá, o sistema político é a monarquia constitucional, enquanto o Brasil é uma república federativa presidencialista.

No Brasil, as eleições acontecem no 1o domingo de outubro dos anos em que acontecem, e a votação é realizada entre às 8:00 até as 17:00. As eleições são diretas (isto é, a população escolhe os representantes) para presidente, governador, prefeito, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores.

Aqui no Canadá, as eleições são federais, provinciais e territoriais e municipais. No dia da eleição, as urnas ficam abertas de 9:00 às 21:00, mas você pode votar antes do dia marcado, ou usar o correio para enviar seu voto. Para votar antes do dia das eleições, o “advance voting day”, o eleitor tem 4 dias para votar, de 12:00 às 20:00, e deve procurar o local perto da sua casa. Para votar usando os correios, o eleitor precisa de um kit que pode ser retirado em um escritório do Elections Canada ou numa Embaixada Canadense, e o voto deve ser recebido pelo Elections Canada na terça-feira anterior ao dia da eleição, até as 18:00.

A diferença também é que não votamos diretamente para Primeiro Ministro, nem para Premier da província. Votamos num representante de um partido, que aponta o Premier e o PM. Aqui também só existe um candidato por partido, por distrito (tipo uma “zona eleitoral”) onde o eleitor mora.

No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos.

No Canadá, o voto é facultativo, e somente cidadãos canadenses com mais de 18 anos podem votar.

Outra diferença é que no Brasil temos um Título de Eleitor, mas no Canadá, antes da eleição o eleitor recebe um cartão de registro com o seu nome e endereço, e o distrito, que varia de acordo com o endereço. No dia da eleição, você leva esse cartão e um documento comprovando seu nome e endereço (geralmente a carteira de motorista).

Aqui no Canadá pessoas com deficiencia também tem ferramentas e apoio para votar: cédula em Braille, lentes de aumento, cédulas em letras maiores, lista em Braille com nome dos candidatos, intérprete de linguagem de sinais, e ajuda se a pessoa não puder sair de casa por algum motivo.

Esse ano também será a primeira eleição provincial em que o voto eletrônico será utilizado. Haverá uma máquina para escanear o cartão de registro. O eleitor receberá uma cédula, que depois de preenchida, será lida numa outra máquina, onde o voto será computado.

Bem diferente do Brasil né? 😀

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: