Fim do Horário de verão – Daylight Saving Time

O nosso horário de verão termina nesse fim de semana, no dia 6 de novembro, e é quando atrasamos o relógio em 1 hora.

O horário de verão, que começou no dia 13 de março e vai terminar no dia 6 de novembro, é quando os relógios atrasam 1 hora, e a gente ganha uma horinha extra no dia. Antigamente eu dormia essa 1 horinha, hoje já não posso mais. A pequena não quer saber de horário de verão, quer levantar e ir brincar!

Com isso, o horário de Toronto passa a ser de 2 horas menos do que o horário de Brasília.

É interessante mencionar que alguns estados nos EUA estão tornando o horário de verão permanente, ou seja, não vai ter mais mudança no horário durante o ano (assim como no Brasil). E Ontário já concordou em fazer o mesmo, no caso de NY e Quebec aderirem a mudança. Eu ía amar a mudança permanente: toda vez que o horário muda pra mim é um caos. 🙂

No Brasil, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horário de verão em 2019, afirmando que com as mudanças nos hábitos dos brasileiros, como o maior uso de ar condicionado, o qual aumenta de forma expressiva o consumo de energia no meio da tarde, contribuem para que não haja mudança significativa no consumo de energia.

 

Algumas curiosidades sobre o horário de verão:

 

  • A Alemanha foi o primeiro país a implementar o horário de verão em 1916, como forma de economizar combustível durante a Primeira Guerra Mundial. Os Estados Unidos adotaram a prática em 1918, mas não foi padronizado no país todo até 1966.
  • Algumas regiões do Canada não observam o horário de verão, como o território de Yukon, boa parte de Saskatchewan e algumas cidades de British Columbia e Quebec.
  • A segunda-feira após a mudança do horário na primavera é chamada de “Sleepy Monday”, porque como perdemos uma hora de sono, as pessoas ficam mais sonolentas.
  • O horário de verão é ruim para sua saúde. Mudando os padrões de sono, mesmo que por apenas uma hora, contraria os ritmos circadianos naturais de uma pessoa, e traz várias consequências negativas. Risco de ataques cardíacos aumentam, aumento de dores de cabeça, aumento nos acidentes de carro e em locais de trabalho, e até aumento das taxas de suicídio.
  • Apesar do horário de verão ter sido criado para economia de energia, pesquisas sugerem que o contrário pode estar acontecendo. Apesar de economizar na iluminação, o custo de aquecimento e ar condicionado tende a subir. Essa hora extra de luz do dia só é benéfica quando as pessoas saem de casa para aproveitar.
  • O horário de verão aqui não começa à meia-noite como acontecia no Brasil. A mudança de horário é atrasada até que a maioria das pessoas esteja dormindo para que não percebam a mudança.

Leave a Reply

%d bloggers like this: