Túnel na Niagara Parks Power Station

Essa é uma novidade em Niágara Falls. Niagara Parks Power Station abriu no verão, uma nova atração: The Tunnel.

Como Niágara Falls é um dos meus lugares preferidos no mundo, não preciso nem dizer que fomos conhecer logo que a atração abriu.

Os visitantes descem 54 metros num elevador com painéis de vidro, e percorrem os 670 metros de comprimento do túnel de 115 anos, da antiga estação hidrelétrica até uma plataforma de observação ao ar livre, no baixo rio Niágara. O visual da plataforma é incrível, e dá para ver as cataratas americanas e canadenses.

O Museu

O passeio começa pelo museu, que mostra a incrível história deste lindo edifício, assim como dos trabalhadores que o mantiveram funcionando por 100 anos.

O museu tem exposições interativas e instalações que mostram como a hidrelétrica aproveitou o poder da água para gerar eletricidade por 100 anos. Dá para “seguir o fluxo” com um modelo em escala da planta, passar por uma turbina, e até testar conhecimentos num painel de controle interativo.

A visita mostra o desenvolvimento e produção de energia hidrelétrica e assim a gente descobre porque os canadenses chamam sua conta de energia elétrica de “hydro”. 🙂

Elevador

Descendo de elevador, você pode ver os decks ocultos da estação de energia. É incrível saber que o túnel foi escavado em 1901, com apenas lanternas, explosivos, pás e picaretas.

Plataforma de observação

Por mais de um século, o túnel foi usado como saída da água usada para produzir energia hidrelétrica. Pelo túnel, nós fazemos a mesma rota da água, chegando a plataforma de observação, onde o túnel deságua no rio Niágara.

 

 

 

Currents Night Show

Às 18:30, o show noturno Currents mostra a central elétrica de Niagara Parks de uma forma totalmente diferente e interativa, com imagens, cores, luzes, som e trilha sonora.

Caminhando pela construção histórica, é possível ver a transformação da água em energia, e os efeitos projetados reagem à sua presença!

A entrada para o museu não dá direito ao show. A entrada custa entre $19.50 e C$30.00.

 

O passeio é incrível, e eu super recomendo. Para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, é bom levar em consideração o longo percurso do túnel.

Dicas:

O caminho é plano e liso, mas molhado, então use sapatos confortáveis e de preferência com sola antiderrapante.

Se precisar parar e descansar, procure os bancos nas laterais do túnel.

Mesmo com temperaturas mais altas do verão, o túnel é bem “fresquinho”, então é bom levar um agasalho. E chegando na plataforma de observação à beira do rio, você vai ficar encharcado, e você pode pedir aquelas capas de chuva amarela, recicláveis.

Os banheiros (lindíssimos, por sinal) ficam na entrada da usina, e são acessíveis.

Para pessoas com dificuldade de locomoção, cadeiras de rodas na entrada também são fornecidas, é só solicitar.

O Gift Shop é uma graça, e tem um monte de brinquedos inteligentes, além de um café. Vale a pena dar uma paradinha ali e aproveitar a vista das enormes janelas.

Endereço:

7005 Niagara Pkwy, Niagara Falls, ON L0S 1A0

 

Horário de funcionamento:

Todos os dias, das 10:00 às 17:00

 

Preços:

C$18.25 – C$28.00 + HST (crianças com menos de 5 anos não pagam)

Visita guiada: C$25.00 – $38.00

Currents Night Show: $19.50 – C$30

 

Estacionamento:

O estacionamento fica junto a Power Station, e a diária custa C$30.00

Website

Leave a Reply

%d bloggers like this: