Fortaleza de São João na Urca – Rio de Janeiro

Eu amo história, e os fortes e fortalezas têm lugar especial no meu coração 🙂
Nessa viagem ao Brasil, eu pude conhecer a Fortaleza de São João, na Urca, o Sítio Histórico mais antigo do Rio de Janeiro. Local do desembarque dos portugueses, que ergueram o forte para expulsar os franceses da Ilha de Serigipe.

Praça da Fundação
A visita começa na Praça da Fundação, criada em 1914, em homenagem aos fundadores da cidade. Foi ali que Estácio de Sá chegou em 1565, e fundou a cidade de São Sebastião do Rio do Rio de Janeiro.


Saindo dali, passamos pelo portão histórico, o Reduto São Martinho, e subimos a Estrada D. Pedro II, a primeira pavimentada da cidade. No início da subida, fica a Bateria Estacio de Sá, que é a artilharia do forte. A estrada é toda em paralelepípedos, com ladeiras difíceis até para os mais jovens. A pequena (nem tão pequena assim) foi de carona, carregada pelo pai e pelo tio um bom pedaço do caminho. 😀 O tempo estava nublado, e apesar de estarmos no inverno (agosto), o calor estava demais. Ainda bem que nós levamos água.



Durante a subida, uma vista lindíssima da Enseada de Botafogo e do Corcovado ao fundo.

Bateria Marques Porto
A primeira parada na Bateria Marques Porto, onde ficam dois canhões Krupp.
Um pouco depois, fica o reduto São Teodósio.



Aqui fica o “canhão vovô”, o mais antigo do Exército brasileiro. Daqui também dá pra ver o Forte Tamandaré da Laje, rodeado por água, e que hoje se encontra abandonado (uma tristeza).




Seguindo o caminho, chegamos no Forte São João e o museu histórico, construído em 1578. O museu é pequeno, e conta muita história da descoberta e colonização do Brasil. Depois de visitar o museu, descemos para ver os canhões e casamatas, tudo com uma linda vista para Niterói, meu país 🙂




A vista é de tirar o fôlego!
O passeio é de graça, só tem que agendar pelo email: sitiohistorico.fsj@gmail.com. Os passeios acontecem nas sextas, sábados e domingos.


Algumas dicas:
- O passeio tem mais ou menos 2.5 km, e leva mais ou menos 2 horas.
- Vista roupas leves e sapatos confortáveis (tênis). E não esqueça sua garrafinha de água, pois não há bebedouro nem venda de água no local.
- Não esqueçao boné e o filtro solar.
- A estrada D. Pedro II é toda de paralelepípedos, e tem ladeiras íngremes, por isso o passeio pode ser difícil para crianças, idosos e pessoas com problemas de locomoção.
- Não tem estacionamento no local. Nós paramos o carro na rua e fizemos o resto do percurso à pé.
- Na saída, aproveitamos para curtir um pouquinho a mureta da Urca e fizemos um lanche no Bar Urca, bem em frente a Fortaleza.