Sistema de saúde no Canadá

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Sistema de saúde no Canadá é: Não existe um plano nacional único.

São 13 planos diferentes, um para cada província ou território. O objetivo do Canadian Health Act é garantir que todos tenham acesso a cuidados médicos quando precisarem, independente de onde estejam ou de sua origem.

A Lei de Saúde do Canadá (CHA), de 1984, tem cinco princípios fundamentais:

  • Ser administrados publicamente (não podem ser terceirizados para uma empresa com fins lucrativos);
  • Abrangência: devem cobrir serviços de saúde essenciais;
  • Devem ser universais: todos os residentes (que não sejam cobertos por outros planos – Indígenas e membros das forças armadas, por exemplo), devem ter acesso;
  • Portabilidade: reciprocidade entre as províncias. Por exemplo, se um residente de Ontário estiver a passeio em outra província, serviços de emergência serão cobertos.
  • Acessibilidade: os segurados devem ter acesso a hospitais e serviços médicos necessários.

Quem paga?

A maior parte do dinheiro que entra no sistema de saúde do Canadá vem de impostos federais. O dinheiro é disponibilizado pelo governo federal para províncias e territórios, que financiam seus próprios programas locais. Além dessa verba, contribuições de caridade e seguro privado também ajudam em novos programas hospitalares e serviços não cobertos pelos planos provinciais.

Quem tem direito?

Cidadãos canadenses e residentes permanentes. Turistas têm que pagar por cuidados médicos. Mas mesmo para os canadenses, existe um requisito de cobertura, o status de residência. Em Ontário, é necessário residir na província por 153 dias no ano para ter cobertura OHIP. Assim, mesmo que você seja cidadão, se estiver morando fora da província por mais tempo, vai ter carência de 3 meses no retorno.

O que não é coberto?

Cada província – território determina o que é coberto ou não. Na maioria dos casos, dentistas, oftalmologistas, fisioterapia e medicamentos não estão incluídos.

O que fazer no caso de doença/emergência?

No caso de emergência, o recomendado é ir a um hospital.

Caso não seja emergência, deve-se procurar o médico de família. O médico de família é um clínico geral, que acompanha o paciente e todo o seu histórico, pede exames e se necessário, encaminha para especialistas. Para encontrar um médico de família em Toronto, clique aqui.

Aqui também existem as Walk-in Clinics, que atendem quem não tem family doctor ou mesmo quem tem, mas não conseguiu falar com seu médico e não precisa ir na emergência de um hospital.

Seguro saúde extra

Os planos de saúde do governo oferecem acesso aos serviços básicos. Geralmente as empresas oferecem seguro privado aos seus funcionários, que cobrem:

  • medicamentos
  • dentistas
  • fisioterapia
  • ambulância
  • óculos de grau
  • quartos privados em caso de internação

Alguns desses serviços também podem ser oferecidos pela província para alguns grupos de pessoas, como idosos, crianças, pessoas de baixa renda…

Qualidade do sistema de saúde no Canadá

De acordo com o Commonwealth Fund, o sistema de saúde no Canadá é o segundo pior entre 11 países de alta renda. O relatório se baseou numa análise em cinco domínios: acesso a cuidados, processo de cuidados, eficiência administrativa, equidade e resultados. As informações vieram de pesquisas realizadas em cada país e de dados administrativos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico e da Organização Mundial da Saúde.

Curiosidade:

Apesar do sistema de saúde no Canadá ser financiado com dinheiro público, os cuidados são prestados consultórios privados. Os hospitais não são administrados pelo Estado, e os médicos não recebem salário pago pelo governo, mas recebem por atendimento, como nos EUA.

Minha experiência

Não quero desanimar ninguém, mas minha experiência com médicos e hospitais no Canadá deixa bem a desejar. A espera é sempre longa, seja na emergência do hospital (horas para ser atendido), seja para consultas com um médico especialista ou exame.

Médico de família, posso dizer que tive um excelente, mas depois que ele parou de atender, não consegui me acertar com nenhum outro, além de ser difícil encontrar algum que esteja aceitando novos pacientes.

Leave a Reply

%d bloggers like this: