Eleições Federais no Canadá – 2021

Se você mora aqui, com certeza ouviu falar das eleições federais desse ano.

O sistema aqui é bem diferente do Brasil, e para entender (e votar), pesquisei e resolvi escrever sobre o assunto aqui.

Vou começar dizendo que as eleições federais aqui ocorrem a cada 4 anos, e nós tivemos eleição em 2019. Porém, apesar de o atual Primeiro Ministro Trudeau ter sido re-eleito em 2019 com 157 membros do MP, ele não teve maioria. A Câmara dos Comuns (House of Commons) é formada por 338 membros do parlamento (MP – Members of Parliament), e para ter maioria, o Partido Liberal teria de ter conseguido 170 MPs eleitos.

Por não ter maioria no parlamento, o Primeiro Ministro não consegue governar como gostaria. Por isso, em agosto, ele pediu a governadora-geral do Canadá, Mary Simon, que o parlamento fosse dissolvido e novas eleições fossem convocadas, por isso vamos ter eleições agora, apenas 2 anos depois da anterior.

Sistema Eleitoral do Canadá

O Canadá é um dos poucos países do mundo a usar o sistema “first-past-the-post” (FPTP) em suas eleições. Nesse sistema, é eleito aquele que tiver mais votos, mesmo que apenas 1 voto a mais que o segundo mais votado.

Nesse sistema, um partido pode obter muitos votos, mas “perde” todos os votos além dos necessários para ficar em primeiro. Isso significa que um partido pode ganhar um governo de maioria mesmo tendo menos votos.

Além disso, um partido pode ganhar mais cadeiras do que ganharia se elas cadeiras fossem distribuídas proporcionalmente.

Por exemplo, o Bloc Québécois (que defende a separação do Quebec do Canadá), só tem candidatos em Quebec. Em 2008, o partido elegeu quase 16% dos assentos no Parlamento, apesar de menos de 10% dos canadenses terem votado nele. O oposto também acontece. Em 2019, o NDP obteve quase 16% dos votos, mas menos de 8% dos assentos.

Observação: Em 2015, Justin Trudeau prometeu que se eleito, mudaria o sistema eleitoral, e que aquela eleição seria a última nesse formato. Obviamente, mais uma de suas promessas quebradas.

Voltando ao assunto, o líder do partido político com mais membros eleitos na Câmara dos Comuns torna-se primeiro-ministro do país. Não é como no Brasil, que votamos diretamente para o presidente da República.

A Câmara dos Comuns é composta MPs e Senadores.

São 338 MP (Members of Parliament). Cada um representa um distrito eleitoral diferente (electoral district, riding ou constituency), que é uma região geográfica do país. As províncias do Canadá são divididas de acordo com o princípio da representação por população (“rep-by-pop”), ou seja, as províncias maiores elegem mais MPs do que as menores. Existe uma fórmula de representação oficial, mas de maneira geral, cada parlamentar representa um riding de cerca de 100.000 pessoas ou mais.

Os 105 senadores são escolhidos pelo Primeiro Ministro, e servem o mandato até que completem 75 anos (idade de aposentadoria). Daí o Primeiro Ministro aponta um novo senador.

Resultados por províncias das eleições de 2019:


Quem pode votar

Todo cidadão canadense com mais de 18 anos pode votar para eleições federais. É necessário apresentar um documento de identidade e um comprovante de residência.

 

Como votar

Algumas semanas antes da eleição, recebemos um cartão, com informação de dia, horário e local de votação.

Votando no dia da eleição

Aqui em Ontário, a votação é entre 9:00 da manhã às 21:00. É só chegar no local indicado levando identidade, comprovante de residência, cartão de votação e uma caneta preta. Esse ano a eleição será no dia 20 de setembro.

Votando antes do dia da eleição

É possível adiantar o seu voto, caso não seja possível votar no dia marcado. São 4 dias, de 9:00 às 21:00, no local indicado no cartão. Esse ano, os dias foram de 10 – 13 de setembro. Inclusive já votei ontem.

Voto pelo Correio

Para votar pelo correio, é preciso se inscrever online ou em qualquer escritório do Elections Canada antes do dia 14 de setembro.

Depois de se inscrever para votar por correio, não é possível mudar o tipo de voto para presencial.

Escritório do Elections Canada

É possível votar em qualquer um dos 500 escritórios espalhados pelo país até o dia 14 de setembro.

 

 

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: