Covid no Canadá

Como estão as coisas por aqui (27 de maio de 2021).

Casos

No Canadá, até agora, teve 1.37 milhões de casos, com 25 mil mortes.

Em Ontário, foram 526 mil casos até agora, com 8,678 mortes.

Vacinação

Canadá foi o 1o pais a encomendar vacinas da Moderna e o 4o da Pfizer, e no total, foram compradas 400 milhões de doses. A população do Canadá é de aproximadamente 40 milhões, e as doses extras seriam distribuídas para países mais pobres. Só que o Canadá não recebeu as vacinas, e hoje tem apenas 20 milhões de vacinados com a primeira dose (atrás inclusive do Brasil, que já vacinou mais de 60 milhões). Além disso, quem tomou a primeira dose só vai tomar a segunda daqui a pelo menos 3 meses, contrariando as indicações dos fabricantes, que pode não ser a mesma da primeira.

Aqui em Ontário, crianças com mais de 12 anos podem ser vacinadas, inclusive sem autorização dos responsáveis.

Lockdown

Ontário teve um dos mais longos lockdowns. Em Toronto, os restaurantes estão fechados há 360 dias, e nós estamos em lockdown desde novembro. Em abril, as restrições ficaram ainda mais rigorosas, com lojas vendendo apenas itens considerados essencial pelo governo, viagens entre províncias proibidas e autoridade dada a força policial para parar e questionar o motivo de cidadãos estarem na rua.

Viagens

Viagens a passeio estão proibidas.

Hoje é permitida a entrada de cidadãos canadenses e residentes permanentes no Canadá. Parentes de cidadãos podem entrar no país, mas precisam de uma autorização prévia do governo.

Para entrar no país, é necessário apresentar teste negativo (72 horas), um plano de quarentena com endereço, meio de transporte até local de quarentena e como será a entrega de itens essenciais, como alimentos e medicamentos. Também é necessário uma conta no ArriveCAN app.

Chegando aqui, o viajante tem que ficar 3 dias num hotel designado pelo governo, mesmo que tenha residência, esperando pelo resultado do novo teste, e a estadia fica em torno de C$1.300.

Navios de cruzeiro estão proibidos de entrar no Canadá até março de 2022.

Quem não cumprir as regras de isolamento podem levar multas a partir de C$750 e até ser preso (até 3 anos de prisão).

Links:

https://ourworldindata.org/covid-vaccinations

Leave a Reply

%d bloggers like this: