15 curiosidades sobre Victoria Day

Hoje comemoramos Victoria Day aqui no Canadá, mas você sabe o porque?

A rainha Victoria foi a primeira rainha do Canadá, ocupando o trono quando o país foi fundado em 1867 e consentindo que o país fosse criado. Foi ela também que escolheu Ottawa como a capital do país, 10 anos antes.

15 curiosidades sobre a rainha e o feriado:

🇨🇦 A Rainha Victoria pediu o Príncipe Albert em casamento, pois como ela era Rainha, ele não poderia pedir sua mão.

🇬🇧 A Rainha Victoria e o Príncipe Albert tiveram 9 filhos. Muitos deles se casaram em famílias reais europeias, e isso deu a ela o apelido de “Avó da Europa”.

🇨🇦 A rainha Victoria usou um vestido de noiva branco e foi quem começou a a tradição das noivas usarem branco no dia do casamento.

🇬🇧 Foi o casal que também popularizou a árvore de Natal, quando em 1848 a família real apareceu decorando as árvores e servindo de inspiração às famílias britânicas a fazerem o mesmo.

🇨🇦 O príncipe Albert morreu aos 42 anos, e a rainha Victoria passou a usar preto até a sua morte.

🇬🇧 A Rainha Victoria sobreviveu a pelo menos 6 tentativas de assassinato.

🇨🇦 Victoria foi a primeira monarca britânica a celebrar Jubileu de Ouro e Diamante, marcando o 50º e o 60º aniversários de reinado.

🇬🇧 O feriado de Victoria Day é o mais antigo do Canadá e marca (não oficial) da temporada de verão.

🇨🇦 Canadá é o único país que presta homenagem a rainha Victoria com um feriado. Ele não existe na Inglaterra, mas é comemorado em algumas partes da Escócia.

🇬🇧 O feriado era sempre no dia 24 de maio, e somente em 1952 passou a ser comemorado na segunda-feira anterior a 25 de maio.

🇨🇦 Apesar do Victoria Day ser um feriado nacional, em Quebec, até 2003, era chamado de Fête de Dollard em homenagem a Adam Dollard des Ormeaux, e a partir de 2003, foi renomeado como Dia Nacional dos Patriotas, ignorando a referência à Rainha.

🇬🇧 Em Toronto, esse é o único feriado (além do feriado de Canada Day) onde podemos soltar fogos de artifícios sem uma permissão do corpo de bombeiros. Os fogos são permitidos apenas em sua propriedade, não são permitidos em parques, na rua, estacionamentos ou qualquer outra propriedade privada que não seja sua.

🇨🇦 No Victoria Day, a Union Royal flag (Bandeira da União Real) é hasteada em todos os prédios do governo federal, juntamente com a bandeira do Canadá, do nascer ao pôr do sol.

🇬🇧 O feriado é chamado de ‘2 4 of May weekend’ em algumas partes do Canadá, se referindo à data do feriado e a gíria canadense para uma caixa de vinte e quatro cervejas (um “dois-quatro “). Além disso, como sempre cai numa segunda-feira, o feriado também é conhecido como ‘May Long’ ou ‘May Run’.

🇨🇦 Em tempos normais e sem pandemia, o feriado é comemorado com piqueniques, desfiles, shows ao ar livre e fogos de artifício. Muitas famílias aproveitam para acampar durante o fim de semana prolongado, fazer churrascos e passear nos parques e praias. Também é um fim de semana popular para eventos esportivos.

Happy Victoria Day!

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: