Você sabe como a Páscoa é comemorada no Canadá?

Esse é o primeiro post do Projeto Brasileiras sem Fronteiras, onde cada participante vai mostrar como a Páscoa é comemorada em diversos países. Hoje eu conto sobre as comemorações de Páscoa aqui no Canadá.
.
Como todos sabem, a Páscoa para nós cristãos, é a comemoração da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas por aqui, vejo que a maioria comemora mesmo é a chegada da primavera depois de um longo e congelante inverno, não levando em conta o aspecto religioso da data.
.
As pessoas investem bastante nas decorações, principalmente nos jardins. É bem comum ver os moradores plantando flores, colocando os móveis nas varandas… e nas lojas maiores como Costco e Canadian Tire, eles usam uma área enorme para vender plantas, ferramentas, móveis e tudo mais relacionado a jardinagem.
.
Entre as crianças, o “Egg hunt” é muito popular, onde os pequenos procuram os ovos deixados pelo coelhinho e colocam nas suas coloridas cestinhas. Pintura de ovos também é tradição por aqui, tanto os ovos de galinha quanto ovos de plástico, feitos especialmente para isso. Além disso, existem inúmeras opções de artesanato para os pequenos, que encontramos em lojas como Michaels, Walmart e Dollarama.
.
Normalmente, as famílias se reúnem para um. Brunch especial no Domingo de Páscoa, e algumas das comidas tradicionais são: carne de carneiro (em referência à Cristo, o Cordeiro de Deus), o presunto de Páscoa e bolos e pães, como os Hot Cross Buns. Esse tipo de pão doce, que tem uma cruz feita de açúcar por cima, tem origem inglesa, e eles são consumidos geralmente na Sexta-feira Santa.
.
Easter Lilies são as Lilies brancas, e simbolizam a pureza, alegria, esperança, renascimento e recomeço, e elas fazem parte da Páscoa e da primavera, enfeitando casas e as igrejas nessa época.
.
Os chocolates aqui também são populares, mas nada como no Brasil, onde as lojas ficam todas enfeitadas, com paredes e “telhados” de ovos de Páscoa. Os ovos são difíceis de serem encontrados aqui, e mais fáceis de encontrar são os mini ovos e os coelhos de chocolate. Alguns ovos do Brasil podem ser encontrados nas lojas que vendem produtos brasileiros, mas a variedade não é grande. Aqui em Toronto conheço vários empreendedores brasileiros que fazem ovos de colher maravilhosos.

.
Espero que você tenha gostado desse post, e não deixe de conferir (e seguir) as outras participantes do projeto. Feliz Páscoa! ✝️🐣🐇
.

Leave a Reply

%d bloggers like this: