Daylight saving time: 10 curiosidades sobre o horário de verão no Canadá

Hoje, dia 12 de março, começa o nosso horário de verão, que só vai terminar no dia 5 de novembro.
O Daylight Saving Time é quando os relógios adiantam 1 hora, e a gente acaba perdendo uma hora no dia. Assim, o horário de Toronto passa a ser de 1 hora menos do que o horário de Brasília.
Uma confissão: eu odeio horário de verão com todas as minhas forças. Toda vez que o horário muda pra mim é um caos, e sinceramente, 9 horas da noite com sol lá fora me deixa doida. Eu preciso ver o sol se pondo no horário certo para meu corpo ir acostumando e saber que está quase na hora de dormir. Eu não ficaria nem um pouco triste se o horário de verão acabasse de vez.
Algumas curiosidades sobre o horário de verão:
- A Alemanha foi o primeiro país a implementar o horário de verão em 1916, como forma de economizar combustível durante a Primeira Guerra Mundial. Os Estados Unidos adotaram a prática em 1918, mas não foi padronizado no país todo até 1966.
- Algumas regiões do Canada não observam o horário de verão, como o território de Yukon, boa parte de Saskatchewan e algumas cidades de British Columbia e Quebec.
- A segunda-feira após a mudança do horário na primavera é chamada de “Sleepy Monday”, porque como perdemos uma hora de sono, as pessoas ficam mais sonolentas.
- O horário de verão é ruim para sua saúde. Mudando os padrões de sono, mesmo que por apenas uma hora, contraria os ritmos circadianos naturais de uma pessoa, e traz várias consequências negativas. Risco de ataques cardíacos aumentam, aumento de dores de cabeça, aumento nos acidentes de carro e em locais de trabalho, e até aumento das taxas de suicídio.
- Apesar do horário de verão ter sido criado para economia de energia, pesquisas sugerem que o contrário pode estar acontecendo. Apesar de economizar na iluminação, o custo de aquecimento e ar condicionado tende a subir. Essa hora extra de luz do dia só é benéfica quando as pessoas saem de casa para aproveitar.
- O horário de verão aqui não começa à meia-noite como acontecia no Brasil. A mudança de horário é atrasada até que a maioria das pessoas esteja dormindo para que não percebam a mudança, geralmente acontece às 2:00 da manhã.
- No Brasil, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horário de verão em 2019, afirmando que com as mudanças nos hábitos dos brasileiros, como o maior uso de ar condicionado, o qual aumenta de forma expressiva o consumo de energia no meio da tarde, contribuem para que não haja mudança significativa no consumo de energia.
- Quando o nosso Daylight Saving começa, o horário de Toronto fica apenas 1 hora de diferença (para trás) do horário de Brasília. Quando termina, em novembro, o horário de verão está começando no Brasil, e aí, o nosso horário aqui fica 2 horas do horário de Brasília.
- É interessante mencionar que alguns estados nos EUA estão tornando o horário de verão permanente, ou seja, não vai ter mais mudança no horário durante o ano (assim como no Brasil). E Ontário já concordou em fazer o mesmo, no caso de NY e Quebec aderirem a mudança.
- Aqui, quando o Daylight Saving Time começa na primavera, é também chamado de “Spring Forward”, e quando acaba no outono, é chamado de “Fall Back”.