Saindo de Toronto na pandemia

Acredito que todo mundo por aqui conhece alguém que saiu de Toronto durante a pandemia.

As histórias eram parecidas: como estavam todos em casa, as famílias buscavam mais espaço; como ninguém podia sair e o comércio não funcionava como antes, um lugar mais afastado não faria diferença; os preços dos imóveis fora de Toronto/GTA eram mais atrativos. Acho que esses foram os motivos que mais ouvi de quem se mudou.

Meu marido mesmo levantou essa bola: Já que estamos trabalhando de casa mesmo, por que não procurar uma casa maior, com mais quintal, quem sabe até uma piscina de verdade (hahaha!)? Só precisaríamos de serviço de internet rápida e confiável.

Toda vez que eu vou para os lados de Niágara (e vou confessar que não são poucas as vezes no ano), eu penso que moraria ali, fácil. A beleza da região me atrai, além de não ser um lugar totalmente parado como outras regiões de interior.

Então, quando ele me fez essa pergunta, minha mente me levou a Niágara. Mas rapidamente, minha resposta foi: não. Não me mudaria de Toronto para Niágara.

Não agora.

Não para qualquer outro lugar.

Eu sempre penso em algumas coisas que Toronto oferece, mas outras regiões não. Por exemplo: o Sick Kids. Segundo a Newsweek, o melhor hospital pediátrico do mundo. Nós precisamos dele duas vezes, e eu tenho minhas reclamações, mas imagino que se o melhor hospital pediátrico tem suas limitações, imagine os outros.

Isso sem contar com tudo que Toronto oferece. Parques, atrações, eventos/restaurantes/lojas de vários lugares do mundo, bancos, escritórios governamentais, transporte público (e o fato de não precisar de carro)…

Um outro ponto é: e quando as coisas voltarem ao normal (sim, eu ainda tenho esperança) e as pessoas tiverem que voltar a trabalhar dos escritórios? Como vai ser? Viajar diariamente? Ou voltar para Toronto?

Aí entra o outro detalhe. Quem vendeu um imóvel em Toronto para ir morar mais afastado, talvez não consiga comprar de novo aqui. Os preços aumentaram insanamente. Não só em Toronto/GTA, mas até as cidades mais afastadas (2-3horas de Toronto) também tiveram um aumento inacreditável de preços. No início do “êxodo”, os preços de alugueis tiveram uma queda, mas já estão subindo novamente. Quem saiu, talvez não consiga voltar.

E aí, eu li esse texto de um casal que vendeu a casa aqui e foi para Burford, uma cidade a mais ou menos 1:30 de Toronto. Dá para sentir o arrependimento deles. E é aí que eu tenho a certeza de que fizemos a escolha certa.

Leaving Toronto seemed like a good idea at the time

 

Me conta: Você saiu de Toronto na pandemia? Tem vontade de morar mais afastado? Conhece alguém que foi e se arrependeu? Ou está super feliz com a troca?

2 Responses

  1. Giu says:

    Gostei do texto e das reflexões que ele traz. Entendo que uma decisão dessas tem muitas camadas específicas pra cada família. Mas eles testaram!

    • Paula Calhelha says:

      É verdade. Cada um tem seus gostos e necessidades, tudo depende de quem está vivendo a situação. Mas para quem se arrependeu, está cada dia mais difícil voltar. Os preços de imóveis em Toronto /GTA estão surreais.

Leave a Reply

%d bloggers like this: