A florzinha vermelha (Poppy) que usamos no mês de novembro

Todo ano, em novembro, as papoilas, ou poppies, aparecem nas lapelas dos canadenses. A história da papoula tem origem nas guerras napoleônicas. Naquela época, por causa do cal dos escombros, as flores de cor vermelho-sangue apareceram sobre os túmulos dos soldados na região de Flandres, na França.

Anos depois, em maio de 1915, o tenente-coronel canadense John McCrae escreveu um poema, “In Flanders Field” em homenagem a um colega que havia falecido na Primeira Guerra mundial, e a Associação dos Veteranos de Guerra do Canadá adotou oficialmente a papoula em 5 de julho de 1921.

No Canadá, ela é usada todos os anos durante o período de Remembrance (duas semanas antes de 11 de novembro), para homenagear os soldados que perderam suas vidas na guerra, e a Royal Canadian Legion sugere que elas sejam usadas na lapela esquerda ou o mais próximo possível do coração. Além disso, ela deve ser retirada até o final do dia 11 de novembro e colocada numa coroa de flores como sinal de respeito.

Geralmente elas ficam em caixas na maioria dos estabelecimentos comerciais, onde você coloca uma doação e retira uma flor, e você coloca o quanto quiser, mas a maioria das pessoas deixa C$1.00 ou C$2.00. O dinheiro arrecadado vai para instituições que ajudam os veteranos.

Uma outra curiosidade é que a maioria das pessoas no Canadá também espera colocar a decoração de Natal somente depois do dia 11 de novembro, como um sinal de respeito aos veteranos.

 

In Flanders Fields

In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.

Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders fields.

Lieutenant-Colonel John McCrae
~ May 3, 1915

(Punch Magazine, December 8, 1915)

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: