Despesas mensais em Toronto

Você quer ter uma idéia dos gastos mensais morando em Toronto?

Hoje eu vou falar das nossas despesas mensais morando por aqui. Vale mencionar que atualmente estamos morando num condo alugado, mas no fim do mês, mudaremos para uma casa, e depois volto para atualizar esse post com as diferenças.

Antes de entrar na parte dos números, vou esclarecer alguns pontos.

Aqui existe uma diferença entre “condo” e “apartment”. O condo é parecido com o que a gente conhece no Brasil, um prédio onde um proprietário possui uma unidade, e existe um condomínio que administra o prédio, e um “apartment”, normalmente é uma unidade em um prédio onde uma empresa possui todas as unidades e a mesma administra.

Aluguel de condo aqui é mais ou menos como alugar um apartamento no Brasil. A diferença é que você paga apenas o aluguel e as utilities: energia elétrica e geralmente o gás (usado para aquecimento): a água geralmente está incluída na taxa de manutenção. O condomínio é pago pelo proprietário, diferente do Brasil, onde além do aluguel, o inquilino ainda paga IPTU, condomínio e utilities (luz e água). Nesse condo que alugamos, nós também pagamos o aluguel do ar condicionado (C$50.00 por mês), que é propriedade da Enercare (não é regra, já tivemos um condo onde aquecimento e ar condicionado central estavam incluídos na taxa de condomínio).

Na parte da alimentação, preciso dizer que somos 2 adultos e uma criança de 4 anos. Aqui em casa consumimos muita carne, de todos os tipos e também muito queijo, e isso aqui é bem caro. Geralmente vou ao Costco 2 vezes no mês, compro carne para 2 semanas e congelo, e a conta nunca é menos de C$100.00. Também vou ao mercado pelo menos uma vez na semana, e se falta alguma coisa como leite, pão, ovos, vou na farmácia (sim, na farmácia vende outras coisas além de remédios. Se quiser saber mais, clica aqui). A gente faz a maioria das refeições em casa, menos o marido, que almoça na empresa. Então eu meio que arredondei a conta pra cima. De vez em quando comemos fora, não incluí, mas uma refeição fica entre C$15.00 e C$30.00 por pessoa, dependendo do restaurante.

Planos de internet e celular você encontra mais em conta, mas esses são os que melhor nos atendem.

Não temos prestação de carro, só o seguro e gasolina. Não incluí manutenção porque não é mensal, mas fazemos revisões e troca de óleo regularmente. Eu trabalho de casa e o marido usa TTC, então coloquei um tanque de gasolina por mês e o Presto mensal dele.

Depois dessas explicações, vamos ao que interessa de verdade. A planilha tem o basicão:

Screen Shot 2019-11-14 at 8.18.19 PM

Prometo fazer outro post (ou um update deste aqui) depois de nos mudarmos.

 

#VidaEmTO

Esse texto faz parte do projeto #VidaEmTO , onde eu e outras blogueiras falamos mensalmente sobre assuntos relacionados a vida na cidade de Toronto.

Não deixe de ler os posts dos outros blogs participantes:

Gabriela| Gaby no Canadá
Sil | Mundo da Sil

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: