Coronavirus disease (COVID-19)

Com certeza você já ouviu sobre o coronavirus (COVID-19), que foi identificado no início do ano como causa de um surto de pneumonia em Wuhan, China.

A situação vem evoluindo rapidamente e parece que agora as autoridades estão começando a levar o assunto mais a sério. O número de pessoas infectadas chegou a 83 mil em 51 países, com 2.856 mortes. Aqui no Canadá até o momento já foram confirmados 14 casos, sendo 11 em Ontário. A primeira morte nos EUA foi confirmada hoje em Washington. Não se sabe muito sobre a doença, mas aparentemente as pessoas com saúde mais frágil são as mais afetadas. Também não se sabe o efeito dessa doença a longo prazo.

Os sintomas são febre, tosse e falta de ar. O vírus também parece se propagar facilmente, de pessoa para pessoa, da mesma forma que a gripe: se uma pessoa espirrar ou tossir pode espalhar gotículas com o vírus; o vírus pode ficar em superfícies; pessoas sem sintomas também podem passar o vírus.

Medidas básicas de proteção contra o coronavírus segundo WHO – World Health Organization

  • Lave as mãos frequentemente
    Limpe as mãos regularmente álcool ou lave-as com água e sabão.
  • Mantenha distancia
    Mantenha pelo menos 1 metro de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando, para não respirar gotículas que podem ter vírus.
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca
    Porque as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca e deixá-lo doente.
  • Pratique a higiene respiratória
    Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou lenço de papel quando tossir ou espirrar, descartando o lenço usado imediatamente.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse ou dificuldade em respirar
    Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico mas ligue antes e siga as instruções da autoridade sanitária local.
  • Mantenha-se informado e siga as recomendações do seu médico
    Siga as orientações fornecidas pelo seu médico, autoridade nacional/local de saúde pública ou seu empregador sobre como se proteger e aos outros do COVID-19.

Não existe ainda tratamentos específicos nem vacina que proteja contra o coronavírus. Mas é recomendado:

  • Beber grande quantidade de líquidos
  • Descansar/dormir o máximo possível
  • Umidificador ou banho quente podem ajudar com dor de garganta ou tosse

Muitas empresas estão cancelando viagens, passageiros de um navio e hóspedes num hotel estão em quarentena… Como o vírus é novo, não se tem muita certeza de nada, mas já anunciaram uma vacina que vai começar a ser testada em abril.

Aqui em casa estamos evitando ficar em ambientes fechados e com muitas pessoas, estamos sempre (mais do que nunca) lavando as mãos/usando álcool gel e viagens de avião, por enquanto, nem pensar.

O governo também já está começando a falar sobre ficar preparado para o caso de quarentena. Achei esse artigo do CTVNews bem completo, e essa lista também, que peguei na internet:

supplies

A prefeitura de Toronto tem uma hotline disponível em várias línguas: 416-338-7600, e funciona de segunda a sexta, de 8:30 às 20:00 e nos fins de semana das 10:00 às 18:00. Mais informações no site: Toronto.ca/coronavirus

Links úteis:

CDC

CDC resources

Governo do Canada – Public Health

Governo do Canada – Travel advice

Ontario – Health and Wellness

Public Health Ontario

Toronto

WHO

University of Toronto

 

Foto em destaque: by Jane Palash on Unsplash

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: