10 coisas que você só vê em Toronto

Tá bom, tá bom, não são coisas que você SÓ vê em Toronto, mesmo porque não conheço o mundo inteiro, né. Mas esse post é sobre diferenças que vejo entre Toronto e Rio de Janeiro. Depois de tantos anos aqui, as coisas já fluem naturalmente, e foi engraçado lembrar dessas diferenças, mas quando viemos pra cá foi quase um “choque” 🙂 Pode ser também que essas diferenças nem existam mais, pois tem mais de 3 anos que não vou ao Brasil.

Farmácias

Se você acha que nas farmácias você só encontra remédios, você precisa conhecer as farmácias por aqui. Além dos remédios, elas vendem leite, queijo, ovos, pães, biscoitos, café, chá, e já comprei até bananas na farmácia. Mapas, sombrinhas, brinquedos e até o livrinho para estudar para tirar a carteira de motorista. A maioria tem uma sessão só de materiais de limpeza e muitas tem sessão de produtos de beleza de marca, como Lancôme. Algumas também tem serviço de revelação de fotos e foto para passaporte. Eu acho ótimo, porque farmácia é bem fácil de achar por aqui, e na hora do aperto, quebra um galhão. Quando vier a Toronto, não deixe de fazer um “passeio” na farmácia mais próxima 🙂  Ah, vale lembrar que as farmácias que ficam dentro de centros médicos geralmente só vendem medicamentos mesmo,.

Correios

Dentro de algumas farmácias Shoppers Drug Mart, você encontra postos dos correios. Achei legal colocar esse item separadamente, porque até existem Post Offices na rua, ou dentro de shopping, mas como falei antes, essas farmácias são bem fáceis de achar, e geralmente elas tem um Post Office dentro (não são todas, mas muitas tem). Assim você já passa na farmácia, compra seu remédio, aproveita e coloca as cartas no correio e na saída ainda pega o pão e o leite para o café da manhã. Hehe!

Bebidas alcoólicas

Ontário tem leis rigorosas quanto ao consumo de álcool. Somente restaurantes com licença podem vender bebidas alcoólicas; bebidas só podem ser vendidas a partir das 11:00 da manhã e somente até 2:00 da manhã; bebidas só podem ser vendidas para maiores de 19 (apesar de poderem ser vendidas por adultos com idade a partir de 18 anos); e bebidas não podem ser consumidas em locais públicos, como parques, ou mesmo na rua. Em casos especiais, Toronto abre exceção e permite a venda de bebidas a em horários diferentes, como na Copa de 2010, que foi liberado a venda a partir das 10:00.

Até o final de 2015, bebidas só podiam ser vendidas nas lojas da LCBO (Liquor Control Board of Ontario – uma empresa do governo de Ontário) e a Beer Store (rede de lojas pertencente a um grupo de multinacionais), mas alguns supermercados passaram a vender também. Não são todos e também tem horários específicos para venda.

Bancos

Os bancos por aqui tem um horário maior de atendimento. Geralmente as agencias abrem as 9:00 e fecham as 17:00, com alguns dias fechando mais tarde, tipo 19:00.

E os bancos aqui não tem aquela porta giratória. Se a agência fica na rua, elas geralmente tem portas de vidro, mas se ficam dentro de shopping, não tem portas. Algumas tem segurança, mas já vi agências sem seguranças. Muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Caixas eletrônicos

Existem caixas eletrônicos dentro das agencias bancárias, mas tem muitos que ficam na rua. A primeira vez que usei morri de medo de ser assaltada, mas aqui é normal. Porém como boa brasileira, procuro nunca dar mole, mesmo assim.

Aqui também existe Drive thru bank, onde você pode usar a ATM sem sair do carro.

Restaurantes

Os restaurantes aqui não ficam abertos a noite toda como no Rio. Uma vez fomos praticamente enxotados de um restaurante as 10:00 da noite, porque eles estavam na hora de fechar. Bares também tem o “last call” as 2:00 da manhã. A verdade é que aqui isso ja é costume, você não vê muita gente nas ruas depois de uma certa hora.

Horários de funcionamento de lojas e supermercados no fim de semana

Nos fins de semana você precisa se programar para não dar de cara na porta das lojas. Tudo aqui fecha mais cedo. Mercados geralmente fecham as 20:00, mas o Costco, por exemplo, fecha as 18:00 no sábado e 17:00 no domingo. Claro que existem alguns supermercados e farmácias que são 24 horas, mas não são muitos.

Feriados

Feriado aqui é feriado. A maioria do comércio fecha mesmo, então você precisa se programar. O melhor é checar para confirmar se a loja ou o shopping estará aberto antes de sair de casa.

Postos de gasolina

Aqui você abastece seu carro, não tem frentista. Você pode pagar com o cartão na bomba ou abastecer e pagar dentro da loja do posto. Os lava-jato também só tem uma pessoa para conferir o que você pagou (geralmente na hora que você abastece, você tem a opção de escolher lavar o carro). Você deixa o carro em ponto morto depois de encaixar as rodas num tipo de trilho e o lava-jato faz o serviço. (Eu sei que no Rio tem, mas nunca usei lá, então não sei se é igual aqui).

Self checkout

A Ikea e alguns mercados contam com self checkout e a Shoppers Drug Mart começou também a pouco tempo. Você escaneia os produtos, embala e paga na máquina. Sempre tem um funcionário perto para ajudar. Eu não gosto muito dessa opção, mas vai de cada um. Agora em algumas lojas do Walmart tem o “Scan & Go”, onde você entra na loja com um scanner, escaneia os produtos antes de colocar no carrinho e na hora de sair, passa no caixa para pagar e embalar (pode ser no caixa self service ou no caixa normal). Eles estão com planos de fazer como nos EUA, onde ao invés do scanner, você usa um aplicativo no celular. Aqui em Toronto tem esse “Scan & Go” no Walmart da Downsview, em duas lojas em Richmond Hill e na de North York.

 

A foto desse post foi tirada da página da Shoppers Drug Mart no Facebook.

You may also like...

2 Responses

  1. PAULA CALHELHA, Parabéns pelo seu blog! Por exemplo: este post é muito útil e importante para qualquer pessoa que visite a cidade de Toronto. Eu lhe devo uma explicação, que considero necessária e vou usar de toda a minha sinceridade. Eu não faço a mínima ideia de como esse seu blog aparecer na monha caixa de e-mail, mas agora neste momento eu assinei como seguidor, pois vi a qualidade das suas postagens, então, com toda admiração e respeito passo a segui-la, se não houver nenhum inconveniente. Obs: o site (www.unifrases.com) que vai junto com minha assinatura é um tradutor grátis, que estou desenvolvendo e se você quiser mostrar para os seus amigos, com ele é possível “se comunicar” em 38 idiomas. Não é necessário cadastro ou fazer download, como eu disse é totalmente grátis e de livre acesso. Atenciosamente.

Leave a Reply

%d bloggers like this: