Mudar de Toronto para outra cidade

Você se mudaria de Toronto para outra cidade? Essa pergunta eu me faço de vez em quando, especialmente quando visitamos alguma cidade pequena…

Começo esse post dizendo que essa é a minha opinião, pessoal e intransferível, e que ela também pode mudar, viu? Ah, também falo de Toronto comparando com outras cidades de Ontário. Nunca pensei em morar em outra província no Canadá.

Um dos principais motivos pelo qual eu me pergunto isso, são os preços absurdos dos imóveis em Toronto. Pra se ter uma idéia, a média de preço de aluguel de um apartamento de 1 quarto por aqui, fica em torno de C$2.300,00. A média de preço das casas (para compra), está em torno de C$832.000,00. Então, esse é um ponto que me faz pensar muito em sair de Toronto.

Uma outra coisa que me incomoda um pouco é a quantidade de pessoas. Eu sou de Niterói, e eu amava conhecer praticamente todo mundo, sempre esbarrar com um conhecido. Eu trabalhava no Rio, então quando eu pegava a barca pra ir pra casa, era uma sensação de alívio, como se eu estivesse saindo da loucura pra ir pra minha casa. Aqui não tem isso. São muitas pessoas em todos os lugares, e além de não ter essa coisa de conhecer todo mundo, os serviços também ficam prejudicados. Toronto vem recebendo muitas pessoas, e os serviço públicos não tem acompanhado. Saúde, policiamento, transporte, educação e lazer estão ficando pra trás. (Leia mais aqui).

Toda vez que vamos a Niagara Falls (e olha, são várias vezes no ano), eu tenho que dar um pulinho nos EUA pra re-estocar minhas guloseimas. Então, sim, podem me chamar de gulosa, isso influenciaria na minha escolha de uma nova cidade para morar. 🤣

IMG_1256niagara

Toda vez que vou a Niagara, penso em me mudar pra lá. Linda, não?

Mas aí, quando eu paro mesmo pra pensar, sério, eu vejo que não gostaria de sair de Toronto. Apesar de alguns pontos negativos, eu acredito que morar aqui tem mais pontos positivos:

1) Empregos: Eu e meu maridos somos da área de TI, e apesar da facilidade de trabalhar remotamente, algumas empresas ainda preferem que os empregados trabalhem do escritório. Eu trabalho de casa alguns dias na semana, mas concordo. É bom ter contato com os colegas, acho que as vezes algumas coisas se resolvem mais rapidamente se você vai na mesa da pessoa do que ficar aquele vai e volta de emails, além da parte boa da socialização.

Toronto também tem tido um grande crescimento na área de TI, se tornando uma “Tech Hub” nos últimos anos. Muitas empresas (tanto as “tradicionais” quanto startups) abriram e continuam abrindo escritórios na cidade, abrindo várias oportunidades e isso pesa bastante na hora de escolher onde morar.

2) Saúde: Apesar de eu achar que a saúde aqui deixa um pouco a desejar, não tem como comparar Toronto com uma cidade pequena nesse quesito. Aqui estão concentrados os maiores hospitais, com toda a tecnologia, além dos especialistas. Uma vez a minha filha caiu da cama, bebê ainda. Eu sai correndo com ela pro Sick Kids. Graças a Deus foi só o susto, mas eu penso que, se eu precisar, vou ter atendimento (mesmo que tenha que esperar muito), e aqui pertinho.

3) Transporte: Apesar de muita gente criticar o TTC (eu também, as vezes), eu acho que o serviço existe, só é preciso se programar. O TTC tem metrô, ônibus e streetcars, que servem bem a cidade.

4) Serviços: Bancos, restaurantes, lojas, shoppings… em Toronto tem todo tipo de qualquer coisa que você esteja procurando. Seja um ingrediente internacional para uma receita, um restaurante típico, bancos e farmácias em cada esquina… essa facilidade pra mim pesa bastante.

5) Lazer: Toronto nunca me decepciona em questão de lazer. Eventos toda semana, community centres e parques para os pequenos, museus, cinemas, teatros, shows… É muito bom morar num lugar onde você tem tantas opções grátis (ou quase) e para todos os gostos.

6) Esportes: Toronto é famosa por seus times. Basquete (Raptors), Baseball (Blue Jays), Hockey (Maple Leafs), Futebol americano (Toronto Argonauts) e o Futebol de verdade – soccer – (Toronto FC)… eu já assisti jogos de baseball e basquete, e tenho muita vontade de ir a um jogo de hockey. Isso sem falar nos torneios de tenis, corridas de fórmula Indy… Bom demais pra quem gosta de acompanhar esportes.

Pra quem gosta de praticar, também é um prato cheio. Aulas de todo esporte que você pode imaginar, meetups…

7) Multiculturalismo: Em Toronto você encontra pessoas de todos os lugares do mundo. É muito interessante conhecer outras culturas, outras cozinhas, ouvir outras línguas e sotaques. “Diversity is Our Strength.” é o lema da cidade.

IMG_3505

Evergreen Brickworks

8) Beleza: Eu não poderia deixar de falar da beleza de Toronto. O skyline, a mistura de tipos de arquitetura, e a natureza. Eu ainda me admiro com as belezas naturais da cidade. É tão gostoso estar no burburinho e de repente, dar de cara com um parque, todo verde.

Então, quando penso se eu me mudaria de Toronto, a resposta é: “No momento, não”. E você? Pensa em se mudar? Pra onde? Vou adorar saber.

 

#VidaEmTO

Esse texto faz parte do projeto #VidaEmTO , onde eu e outras blogueiras falamos mensalmente sobre assuntos relacionados a vida na cidade de Toronto.

Não deixe de ler os posts dos outros blogs participantes:

Gabriela| Gaby no Canadá

You may also like...

4 Responses

  1. Sil says:

    Sou igualzinha você Paula, sempre que visito uma cidade fico me perguntando se moraria ali hahaha
    Amei os motivos que lhe fazem escolher ficar em Toronto. Sou apaixonada pela cidade e amo as mesmas coisas 🙂
    Beijão.

  2. Livi says:

    Penso exatamente como você! Eu tenho uma mania de ficar imaginando como seria minha vida em todos os lugares que visito mas não tem jeito, Toronto é o meu lugar no mundo!

    Beijos

Leave a Reply

%d bloggers like this: