National Day for Truth and Reconciliation

Hoje, dia 30 de setembro de 2021 marca o primeiro Dia Nacional da Verdade e da Reconciliação.

Não é um feriado nacional (é feriado para funcionários federais), mas é um dia para lembrar e homenagear as crianças indígenas que foram arrancadas de suas famílias para frequentarem escolas residenciais.

As escolas residenciais eram custeadas pelo governo, mas administradas por igrejas, e tinham como objetivo converter crianças indígenas e “inseri-las na sociedade canadense”. É estimado que 150.00 crianças tenham frequentado essas escolas, que funcionaram entre 1831 e 1996. Acredita-se que 6.000 crianças tenham perdido suas vidas nessas escolas (não há um registro oficial, então é provável que nunca saberemos o exato número).

Em 2013, foi instituído o Orange Shirt Day. Em 1973, Phyllis Webstad tinha 6 anos e estava feliz por poder ir para a escola. Sua avó comprou uma camisa laranja nova para seu primeiro dia de aula, mas chegando lá, sua camisa foi arrancada e nunca devolvida.

É triste e inconcebível que essas atrocidades contra crianças tenha acontecido há apenas alguns anos atrás aqui no Canadá.

 

 

O logo da foto foi criado por Andy Everson, K’ómoks First Nation.

Leave a Reply

%d bloggers like this: