Páscoa em Toronto

Agora que a minha pequena está mais crescida e entende mais as coisas, estou super ansiosa para comemorar a Páscoa com ela e criar nossas tradições de família. Como todos sabem, para nós cristãos, a Páscoa é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. Esse ano, ela cai no dia 1o de abril, e depois de um longo e congelante inverno, os canadenses ficam muito animados com as comemorações, que calha com o início da primavera. As igrejas ficam cheias no domingo de Páscoa, e as famílias se reúnem para uma bela refeição. Aqui o “egg hunt” também é bem popular entre as crianças, assim como passeios aos Zoológicos, onde as crianças tem a oportunidade de alimentar os coelhos e outros animais. Também existe a tradição de pintura de ovos, que podem ser cozidos, ou kits de ovos de plástico que as crianças pintam. Eu comprei um kit na Dollarama para minha pequena, e depois que ela pintar, vou esconder para o egg hunt.

Algumas das comidas tradicionais são: carne de carneiro (em referência à Cristo, o Cordeiro de Deus), o presunto de Páscoa e bolos e pães, entre eles os Hit Cross Buns. Esse tipo de pão doce, que tem uma cruz feita de açúcar por cima, tem origem inglesa, e eles são consumidos geralmente na Sexta-feira Santa.

Easter Lilies são as Lilies brancas, e simbolizam a pureza, alegria, esperança, renascimento e recomeço, e elas fazem parte da Páscoa e da primavera, enfeitando casas e as igrejas nessa época.

Os chocolates aqui também são populares, mas nada como no Brasil, onde as lojas ficam todas enfeitadas, com paredes e tetos de ovos de Páscoa. Os ovos são difíceis de serem encontrados aqui, mais fáceis de encontrar são os mini ovos e os coelhos de chocolate. Alguns ovos do Brasil podem ser encontrados nas lojas que vendem produtos brasileiros, mas a variedade não é grande. Como a minha pequena ainda não come chocolate, eu encomendei um ovo de colher, e depois conto o que eu achei. Eu, particularmente, gosto muito dessa maneira não consumista de comemorar a Páscoa. O foco é na parte religiosa e nas atividades em família.

No Brasil, o feriado da Sexta-feira Santa é chamado aqui no Canadá de Good Friday. Em algumas províncias (Ontário fica de fora 🙁 ), também é feriado na segunda-feira, chamada de Easter Monday.

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: