Port Stanley Beach

Quarta-feira foi feriado por aqui, Canada Day, então aproveitamos e tiramos 2 dias pra emendar e aproveitar o calor.

Se você me acompanha por aqui, já deve ter percebido que toda a oportunidade que eu tenho, eu corro pro sul da província. Mês passado nós visitamos o Rock Point Provincial Park, mas não conseguimos ir na praia (vou escrever um outro post contando a história), então pesquisei sobre as praias do Lake Erie e Port Stanley me chamou a atenção.

Eu estava procurando uma “praia” com areia, que não estivesse completamente deserta, mas que não estivesse muito cheia, pra poder fazer o distanciamento. Aprendi, da pior maneira no mês passado, que você tem que ter um plano B, caso o A não saia do jeito que você queria. Plano traçado, bolsas arrumadas, e partimos pro nosso destino.

Levamos um pouco mais de 2 horas pra chegar na Main Beach de Port Stanley, que é uma praia linda, com várias casas coloridas e lojinhas típicas de cidade de praia. Essa é uma das 27 praias no Canadá que tem selo Blue Flag, que é um certificado emitido pelo FEE (Foundation for Environmental Education), e incluem altos padrões ambientais de qualidade e segurança.

O problema é que, chegando perto da praia, eu já sabia que não poderíamos ficar. O lugar estava lotado de gente, carros, e nem parecia que era uma sexta-feira.

Então fomos para o plano B. Eu tinha pesquisado outras praias por ali, imaginando que, apesar de um dia de trabalho normal, ela poderia estar lotada, porque essa praia é bem famosa e procurada por turistas, e eu não queria perder uma viagem de 2 horas. Seguimos para Erie Rest Beach, onde pudemos aproveitar bastante.

IMG_9516-1

A praia é menor, mas ainda assim bem longa, de areia (pedras perto do lago), e bem tranquila. Ela fica a apenas 5 minutos de carro da Port Stanley Beach, e o estacionamento ali é grátis, mas com pouquíssimas vagas. Essa praia também não tem salva-vidas, nem comércio por ali. A água é azul bem clarinha, super calma, gelada, mas com o calor que estava fazendo, nem nos importamos. E o melhor, não estava super vazia, mas deu pra fazer o distanciamento tranquilamente. Linda praia. Curtimos bastante!

Port Stanley

Port Stanley fica a um pouco mais de 200km de Toronto, em Elgin County. Localizada na costa norte do Lake Erie, a praia tem calçadão, vôlei de praia, salva-vidas no período de junho a setembro, e também é acessível para quem usa cadeira de rodas, pois conta com MobiMats, que facilitam o acesso para quem usa cadeira de todas ou para quem vai com stroller. Duas cadeiras de rodas que podem ser usadas na água também ficam disponíveis na torre de salva-vidas.

Outras atrações:

Nós só fomos à praia, mas vou listar aqui as atrações que eu pesquisei em Port Stanley. Não sei se estão abertas por causa da pandemia, então é bom confirmar antes de ir.

IMG_9504

Na área existem B&Bs lindos, chalés, restaurantes e lojinhas fofas, além de 8 parques (um com campo de baseball). E você pode passear pelo píer que se estende até um pequeno farol.

IMG_9635

E viagem à praia sem sorvete não é viagem a praia. A sorveteria retro Broderick’s Ice Cream Parlour é super fofa, com decoração dos anos 50, e a Shaw’s também é famosa por lá.

IMG_5222

Além disso, uma ponte levadiça, a King George VI Lift Bridge (1939), a mais antiga do tipo em Ontário, fica no centro da vila. Ela está sendo restaurada, e a construção deve terminar em março de 2021.

Um outro passeio que eu gostaria muito de ter feito (mas por conta da pandemia, não está sendo oferecido), é o de trem. O Port Stanley Terminal Rail (PSTR) é uma ferrovia com quatro locomotivas das décadas de 40 e 50 e nove vagões de passageiros. Os trens saem de Port Stanley e vão até St. Thomas. Além disso, vários passeios especiais como o Santa Express, o Pumpkin Train, o Easter Egg Hunt Train e a série Murder Mystery.

Erie Rest Beach

A Erie Rest Beach fica a oeste de Main Beach. A praia é relativamente pequena, de areia e é ótima para quem procura uma praia não tão movimentada quanto as outras duas praias de Port Stanley. Essa foi a praia que visitamos, e é lindíssima.

Port Stanley Little Beach

Fica na parte leste de Port Stanley, não muito longe da Main Beach, e é excelente para famílias com crianças pequenas. A praia tem águas rasas e o estacionamento e os banheiros ficam perto da Main Street.

You may also like...

2 Responses

  1. Gloria Maria de Almeida Soares says:

    Adoro seu blog🤗 Sempre aprendo muitas coisas com o que vc posta. As fotos exemplificam bem o que vc fala que é sempre de uma forma clara e interessante. Parabéns, Paula👏👏👏💝😍

  2. Que lugar lindo! Orima dica!!! Vou colocar na minha lista deste verão. Obrigada

Leave a Reply

%d bloggers like this: