Segurança no Canadá

De vez em quando eu vejo perguntas/comentários sobre a segurança no Canadá nos grupos de brasileiros que moram ou pretendem morar aqui. E eu fico surpresa com algumas ideias. Muita gente acha que não existe crime no Canadá. Óbvio, comparando Toronto com Rio de Janeiro, eu me sinto muito mais segura aqui do que lá. Mas isso não quer dizer que não existe crime por aqui.

Ontem eu estava em casa, com a porta de trás aberta, quando um cara aleatório simplesmente passou por mim, no nosso quintal. Já tinha escurecido, a luz do lado de fora estava acesa (assim como as luzes dentro da casa). Ele abriu o portão (nossa casa é toda cercada) e entrou, passou por mim, depois voltou e saiu por onde tinha entrado. A minha única reação foi chamar meu marido e dizer que tinha um homem no quintal. Meu marido saiu de shorts, descalço ligando para o 911. Ele até correu até as esquinas, mas não viu o sujeito (que eu imagino, estivesse com um carro na porta).

Como o cara fugiu, o dispatcher mandou uma viatura para circular nosso quarteirão, mas nenhum policial veio até nossa casa.

Esse foi o mais recente, mas já passei por várias situações estranhas. Graças a Deus, foram susto apenas, mas para quem já teve várias experiências sinistras no Brasil, o “nada de mais grave acontecer” não ajuda muito.

Quando morávamos em Scarborough, um casal tocou nossa campainha num fim de semana a tarde, e com preguiça, não fomos atender. A nossa casa tinha aquelas portas de vidro nos fundos, que dá para o quintal, e a gente estava naquele ambiente. Só vimos o casal andando pelos fundos da casa, meu marido gritou cá de dentro, e eles fugiram. Foi bem parecido, eles abriram o portão, entraram no quintal e fugiram quando viram que tinha gente em casa.

Nessa mesma casa, entraram no nosso carro uma vez e roubaram aquelas moedinhas que todo mundo deixa no console. Uma segunda vez, tentaram abrir o carro, mas o alarme disparou. Não só do nosso carro, mas também do vizinho mais a frente. Dessa vez chamamos a polícia, que apareceu, mas também não tinha muito o que fazer.

No transito também já passei vários apertos, inclusive um cara me fechando e parando em plena 401. Quando ele me viu pegando o telefone, entrou no carro e foi embora. Aliás, nesse dia, eu cheguei a ligar para o 911, mas nem ouvi dar sinal, e como o cara foi embora, desliguei. Mas a ligação completou, e como eu desliguei sem falar com ninguém, eles me ligaram de volta para saber se estava tudo bem.

Um outro comentário que eu sempre vejo é de que aqui pode andar de noite, fazer exercício nos parques, que é muito seguro. Gente, é seguro, mas doido tem em qualquer lugar do mundo. Eu ando à noite se preciso, mas sempre prestando atenção. Aliás, a polícia aqui tem recomendações de segurança, que é sempre bom seguir. Andar com propósito e estar sempre atento ao que acontece ao seu redor são algumas das dicas. Leia mais nesse link.

Ano passado, fomos num parque perto de Niágara, que estava aberto para caminhadas, mas não tinha nenhum serviço funcionando, por conta do covid. Obviamente, o parque estava bem vazio, mas vimos famílias passeando, de bicicleta… até que passamos por um cara muito esquisito. Não sei porque, mas tive uma sensação muito ruim e resolvemos ir embora. Na volta pro carro, passamos por um outro sujeito estranho. Com uma filha pequena, não vou arriscar. Para não dizer que perdemos a viagem, passamos de carro por lugares lindíssimos que não conhecíamos, o que foi positivo.

Isso sem contar os casos de violência por conta de problema mental na rua, metro que gente fica sabendo pelo noticiário.

Também podemos falar de golpes, que estão cada vez mais elaborados. Acho que o mais conhecido é o do CRA, onde ligam para o seu telefone bem agressivamente, dizendo que você deve dinheiro de impostos e se não pagar rapidamente, você vai preso. Cansei de receber, às vezes até mais de uma ligação por dia.

E dos crimes ligados a gangues, com tiroteio até em lugares de muito movimento, como shoppings.

Esses são alguns casos que aconteceram comigo. Será que é só comigo? 😀

Então, na minha opinião, o Canadá é mais tranquilo? Sim, mas não dá para “dar mole pro azar”.

 

 

 

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: