Como é a segurança no Canadá

O Canadá foi considerado o melhor país para se viver em 2021, e o 6o mais seguro do mundo.

Mas isso não significa que aqui seja um mar de rosas. Os delitos mais comum no país são os crimes contra o patrimônio. Esses são 61% dos casos registrados pela polícia no Canadá – roubo, vandalismo…), 20% são crimes de violência e 19% relacionados a outros tipos dentro do Código Criminal.

 

 

 

 

CSI (crime severity index) – Índice de gravidade de crime

Enquanto a taxa de crime mede o volume de violações criminais, o Índice de Gravidade do Crime (CSI) é uma medida do volume e da gravidade dos crimes denunciados pela polícia. Para determinar a gravidade de um crime, ele recebe um peso com base nas sentenças proferidas pelos tribunais nas províncias e territórios. Crimes mais graves recebem pesos mais altos, enquanto crimes menos graves recebem pesos mais baixos. Como resultado, as infrações mais graves têm um impacto maior nas mudanças no índice.

Homicídios

Em 2019, foram registrados 678 homicídios, 1.80 por 100.000 pessoas. 486 vítimas eram homens e 144 mulheres.

De 4 homicídios, 1 era relacionado a gangues.

Crimes com armas de fogo

Dos crimes de violência, 78% dos casos não envolviam armas, 20% foram cometidos usando armas e apenas 3% foram usadas armas de fogo.

Crime de ódio

Em 2019, 46% de todos os crimes de ódio relatados pela polícia foram motivados por raça ou etnia, 32% motivados por religião e 14% motivados por orientação sexual, sendo que a maioria dos crimes de ódio relatados pela polícia foram não violentos.

 

Violência no ambiente Familiar

 

Polícia no Canadá

As forças policiais são divididas nos três níveis de governo: municipal, provincial e federal. Além disso, muitas reservas das Primeiras Nações têm suas próprias forças policiais estabelecidas por meio de acordos.

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP, conhecida “Mounties”) é a força policial nacional, comissionado ao nível federal de governo.

As províncias de Ontário, Quebec e Newfoundland and Labrador mantêm forças policiais provinciais – OPP (a Polícia Provincial de Ontário), Sûreté du Québec e Royal Newfoundland Constabulary, respectivamente.

E no nível municipal, aqui em Toronto, temos TPS, que é Toronto Police Services.

 

Minha opinião:

Eu já escrevi um post aqui no blog sobre esse assunto. Resumindo, aqui em Toronto, a minha sensação é de segurança, comparado ao Rio de Janeiro. Porém, já passei por situações e sei de vários outros casos.

A taxa de criminalidade em Toronto é baixa, mas existem o que eles chamam de “crime de oportunidade”. Os mais comuns são furtos (bicicleta, pertences deixados dentro do carro, pacotes/entregas deixados na porta…).

Aqui em Toronto também houve um aumento de crimes com arma de fogo nos últimos anos, relacionados a gangues.

Roubo de automóveis são comuns, mesmo o carro estando trancados e na garagem.

Aqui também existem muitos casos de fraude: o mais comum é ligarem dizendo ser da Receita, dizendo que a pessoa está devendo impostos e que se ela não pagar, eles vão mandar a polícia prende-la.

Então, tem que estar sempre atento, mesmo aqui sendo mais tranquilo do que no Brasil.

 

 

Os dados desse post foram retirados do site: Statistics Canada

 

 

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: