Vida na GTA

Hoje é dia 15, dia de post novo… mas esse mês/ano, temos novidades! O projeto passa a se chamar #VidaNaGTA , e vamos ter participantes não só de Toronto, mas de outras cidades que formam a GTA.

Sendo assim, o tema desse mês é… tcharan! GTA!

E você pode estar se perguntando: “Mas o que é GTA?”. Bom, GTA (ou Greater Toronto Area) é uma área formada por Toronto ao centro, e outras 4 regiões ao redor: Durham, Halton, Peel e York. Com Hamilton, que fica a oeste de Halton, forma a Greater Toronto and Hamilton Area (GTHA). Essa última, mais a região de Niagara, formam o Golden Horseshoe.

GTA não é um município, mas uma área de planejamento da província e os municípios incluídos às vezes variam, dependendo de quem usa o termo.

imageedit_33_9423293687

Sobre GTA:

  • A GTA possui uma área de mais de 7.000 km2, e é delimitada pelo Lake Ontario ao sul, pelos Kawartha Lakes a leste, Niagara Escarpment a oeste e pelo Lake Simcoe ao norte.

Muitas partes da região são terras agrícolas e florestas, e a maioria das áreas urbanas da GTA possui parques e ravinas.

  • Segundo o censo de 2016, a GTA possui uma população de quase 6.500.000, sendo a área metropolitana mais populosa do Canadá, e a 5a da América do Norte.

O CMA de Toronto (definido pelo Statistics Canada, inclui Toronto, Peel e York, e partes de Durham e Halton), possui as maiores proporções de estrangeiros (46%). A região de Toronto também é muito diversa em relação à etnias. De 1986 a 2006, 79% dos imigrantes residentes na GTA, vieram da Europa ou da Ásia. O Statistics Canada também constatou em 2006, que mais de 31.000 aborígines viviam na GTA.

  • Quase 3.000.000 de pessoas são empregadas em mais de 100.000 empresas na GTA, que é o segundo maior centro financeiro da América do Norte. Algumas das principais instituições de ensino pós-secundário do Canadá estão na GTA, o que traz oportunidades de pesquisa e aprendizado para alunos e força de trabalho para empresas.

 

  • Cada uma das regiões do GTA tem seus próprios governos locais, e são responsáveis ​​por serviços como policiamento, corpo de bombeiros, saúde e educação.

 

  • O GO Transit, que se fundiu com a Metrolinx, é o único serviço de transporte público que liga as comunidades do GTA, Hamilton e a Golden Horseshoe. Com a implementação do Presto, agora existe uma conexão entre as operadoras de transporte público, que incluem: Brampton Transit, Burlington Transit, Durham Region Transit, GO Transit, Milton Transit, MiWay, Oakville Transit, Oakville Transit, Toronto Transit Commission (TTC – que também opera o sistema de metrô de Toronto) e York Region Transit.

A GTA tem um número de estradas (highways) além das vias municipais. A 401 é uma das principais estradas da GTA, a mais longa de Ontário e uma das mais movimentadas do mundo.

  • O principal aeroporto da GTA é o Pearson em Mississauga, e também é o maior e mais movimentado aeroporto do Canadá. O Aeroporto Internacional John C. Munro Hamilton, em Hamilton, também tem vôos internacionais e é uma alternativa ao Pearson. O aeroporto Billy Bishop, que fica nas ilhas de Toronto próximo ao centro da cidade, é usado para aviação civil, tráfego de ambulâncias aéreas e linhas aéreas regionais regulares. Além desses, existem outros aeroportos menores espalhados pelo GTA.

 

  • Até 1993, GTA usava o código de área 416. Houve uma divisão em 1993, onde Toronto ficou com o 416, enquanto os outros municípios da GTA passaram a usar o 905. Algumas partes de Durham e York usam o código de área 705. Em 2001, o código de área 647 (complementando o 416) e o 289 (complementando o 905) passaram a ser usados. E em 2013, dois códigos de área adicionais foram introduzidos no GTA: o 437 em Toronto e o 365 na área atendida por 905.

 

Links:

Censo 2001

Censo 2016

 

 

imageedit_189_4299658375 (1).png

Esse texto faz parte do projeto #VidaNaGTA , onde eu e outros blogueiros falamos mensalmente sobre assuntos relacionados a vida na cidade de Toronto e arredores.

Não deixe de ler os posts dos outros blogs participantes:

Gabriela| Gaby no Canadá
Sil | Mundo da Sil

You may also like...

6 Responses

  1. Livi says:

    Oi Paula,

    Adorei que você incluiu no seu post diversas informações e curiosidades sobre a GTA.
    Beijos

  2. Sil says:

    Muito completo seu post Paula.
    Amei saber algumas curiosidades sobre a região.
    Bjão.

  3. Cheio de informações interessantes! Gostei muito, principalmente da parte das curiosidades.

  4. Dani Vidal says:

    Nossa, Paula, eu não sabia dessas informações sobre o “DDD” de cada cidade ou região. Agora faz sentido alumas pessoas me dizerem que queria ter o 416 no telefone, quando eu falo o meu número (que tem 416). É o DDD mais antigo da GTA ! hahahah que bacana!

  5. Gabriela says:

    Adorei as curiosidades! Beijos

Leave a Reply

%d bloggers like this: