Alerta sobre incidente na estação nuclear de Pickering

img_8502-1

Hoje fomos acordados mais ou menos as 7:30 da manhã, com uma notificação no celular sobre um suposto incidente na estação nuclear de Pickering. Aparentemente, o alerta foi enviado por engano, mas que susto, viu?

Esse tipo de alerta é enviado para toda a província, mas nessa mensagem específica, ela dizia que era relevante apenas para quem mora a 10 km da usina nuclear, e que nenhuma ação precisava ser tomada naquele momento.

No caso de um alerta como esse, é recomendado:

  1. Ligar o rádio ou a televisão para obter instruções.
  2. Seguir as instruções fornecidas pelo governo.
  3. Seguir instruções para evacuação, abrigo, tomar comprimidos KI e reportar-se a um centro de recepção.
  4. Manter calma e não evacuar, a menos que seja recomendado.

Sobre os comprimidos de KI:

No caso um acidente nuclear, é recomendado o uso de iodeto de potássio (KI). Todas as residências e empresas que ficam a 10 km de instalações nucleares devem ter esses comprimidos a mão (eles tem validade de aproximadamente 12 anos), mas qualquer pessoa que more a menos de 50 km de instalações nucleares pode solicitar o KI para entrega aqui. É só entrar no site, colocar seu postal code, e se você estiver nesse raio de 50 km das estações, os comprimidos serão enviados gratuitamente. Eu pedi os nossos e no site eles dizem que leva de 4-6 semanas para entrega.

 

Screen Shot 2020-01-12 at 11.16.43 AM

Esses comprimidos saturam a tiroide deste elemento químico, e a impede de absorver o iodo radioativo liberado em caso de acidente nuclear. É importante que cada família tenha um suprimento, porque são mais eficazes se tomadas imediatamente após a exposição ao iodo radioativo, mas o mais importante é aguardar a notificação do governo para isso, e não tomar sem necessidade.

Além da estação de Pickering, existe uma outra, a Darlington Nuclear Generating Station, que fica em Bowmanville e produz metade da energia consumida em Ontario.

 

Em 2011, aproximadamente 73.000 litros de água desmineralizada vazaram da estação, mas não há impactos conhecidos, assim como de outro vazamento de água radioativa em 2014.

Existe um plano para a usina nuclear de Pickering parar de gerar eletricidade por volta de 2024, e a estação será primeiro colocada em um estado de “armazenamento seguro” e, eventualmente, desativada.

Que susto, hein?

Mais informações aqui.

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: