Furto de bicicletas em Toronto

Esse é um grande problema aqui em Toronto. Eu já sabia disso, mas nunca tinha parado para pesquisar sobre o assunto. Aí, mês passado, no dia que anunciaram medidas mais restritivas de lockdown aqui em Ontário, meu marido resolveu me dar uma de presente pra gente poder aproveitar juntos. Ele e a pequena já tinham, só faltava a minha. E lembrei que já tinha visto em algum lugar sobre registrar a bicicleta com a polícia, pois se eles a recuperassem, ela seria devolvida ao proprietário.

Fui fazer minha pesquisa:

Ano passado, foram 4 mil bicicletas furtadas/roubadas na cidade, um número 3 vezes maior do que em 2014.

 

Dicas de segurança:

  • Deixe anotado a marca, modelo, tamanho, cor e o número de série da bicicleta, além de uma foto e nota fiscal (se possível).
  • Faça o registro da bicicleta no site da polícia.
  • Use cadeado tipo U-lock, e prenda sempre a roda e o quadro juntos num bicicletário.
  • Não deixe sua bicicleta do lado de fora durante a noite.

Lockers e estacionamentos para bicicletas:

A prefeitura de Toronto disponibiliza lockers e estacionamento para bicicletas em alguns pontos da cidade para que não tem onde guardá-las.

Foto: Toronto.ca

Os lockers são umas caixas que parecem depósitos, feitas de fibra de vidro reforçado, e custam $10.00 por mês (mínimo de 4 meses), e você encontra mais informações aqui.

Foto: Toronto.ca

Bicycle Parking Stations são 4 estacionamentos internos para bicicletas, oferecidos pela prefeitura. Somente usuários cadastrados tem acesso as instalações. Esses estacionamentos ficam perto de estações do TTC, e você precisa pagar uma taxa de filiação (C$26.91) e escolher um plano, que custa a partir de C$21.53.

Para registrar sua bicicleta, clique aqui.

Como saber se a bicicleta que estou comprando foi roubada? Clique aqui.

Se a sua bicicleta foi roubada, denuncie a polícia imediatamente, indo numa delegacia próxima, preenchendo o formulário online ou ligando para o número 416-808-2222 aqui em Toronto. Você também pode procurar em sites de venda como Kijiji (mas se encontrar, entre em contato com a polícia, nunca ligue para o vendedor). Além disso, você pode postar nas redes sociais e deixar uma foto com descrição nas lojas de bicicletas, para o caso de alguém tentar consertar ou vender.

Para fazer uma denúncia anônima, clique aqui.

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: